A Vale está aquecendo o mercado de trabalho com novas oportunidades de emprego disponibilizadas nesta segunda quinzena de janeiro de 2024.
Para vários estados brasileiros, principalmente Minas Gerais e Pará, a companhia oferece vagas nas áreas operacionais e administrativas nas suas diversas unidades.
Há no momento, por exemplo, vagas para analista financeiro máster, analista de suprimentos sênior, engenheiro pleno, analista tecnologia informação e automação pleno, supervisor de manutenção mecânica, supervisora de infraestrutura de mina, supervisora de manutenção preventiva, técnico controle de processo, eletromecânica I, operador mantenedor mecânico, analista de meio ambiente máster, atendente de central de relacionamento, analista administrativo pleno, coordenador geotecnia e topografia, operador de equipamentos e instalações I, analista de recursos humanos, engenheiro de minas sênior, contador II, coordenador de excelência operacional, gerente de planejamento físico, auxiliar de topografia, engenheiro sênior – planejamento e gestão de projetos, caldeireira, analista de suprimentos e muitas outras oportunidades.
Veja a seguir os detalhes de algumas das vagas da Vale:
Analista Financeiro Máster
- N° de Vagas: 01
- Formação: Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia de Produção, afins.
- Localidade: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
- Horário de Trabalho: administrativo
- Tipo de contrato: indeterminado
- Período de inscrição: de 27/11/2023 a 01/12/2023
Responsabilidades:
- Prestar suporte na elaboração de relatórios (trimestrais, anuais e outros), apresentações institucionais (Investor Tour, Vale Day e outros) e comunicados/fato relevantes para o público interno e externo;
- Suporte no atendimento aos investidores e analistas;
- Suporte na elaboração e atendimentos às demandas de ESG;
- Suporte nas rotinas da área tais como atividades de compliance com órgãos reguladores.
Requisitos:
- Fluência em inglês (oral e escrita);
- Facilidade em elaboração de apresentações em Power Point;
- Experiência com finanças corporativas e mercado de capitais;
- Disponibilidade para viagens eventuais com previsibilidade;
- Desejável conhecimento dos negócios Vale (Minério de Ferro e/ou Metais Básicos);
- Desejável experiência em ESG com mercado de capitais e agências de rating;
- Desejável conhecimento do ambiente regulatório/societário do mercado de capitais.
Analista de Suprimentos Sênior
- N° de Vagas: 01
- Formação: Superior completo em Engenharia Civil, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Tecnologia da Informação, Engenharia de Produção ou áreas afins
- Localidade: Nova Lima, Minas Gerais, Brasil
- Horário de Trabalho: Turno diurno
- Tipo de contrato: Indeterminado
- Período de inscrição: de 19/01/2024 a 25/01/2024
Atribuições:
- Atuar como Key Account Manager (KAM) de suprimentos, suportando as operações;
- Conduzir projetos estratégicos com equipes multidisciplinares da Vale e dos fornecedores (estudos de caso, contratação de serviços de reparação ambiental, planejamento tributário, meio ambiente, etc);
- Realizar interface e relacionamento com áreas clientes internas e fornecedores nas diferentes regiões de atendimento;
- Analisar custo total de aquisição por meio de ferramentas, buscando as melhores soluções de uma forma geral para a companhia;
- Garantir a inclusão e propagação do VPS nos processos.
Requisitos:
- Com superior completo em Engenharia Civil, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Tecnologia da Informação, Engenharia de Produção ou áreas afins;
- Inglês avançado (diferencial);
- Excel Avançado;
- Experiência com sistema SAP;
- CNH ativa e disponibilidade para estar na operação por, pelo menos, 3x por semana;
- Capacidade de negociação, análise de múltiplos cenários, dinamismo e proatividade;
- Habilidade de comunicação (oral e escrita);
- Forte relacionamento interpessoal e capacidade de interação com diferentes culturas;
- Capacidade de trabalho em equipe.
Engenheiro Pleno – Engenharia de Usina
- N° de Vagas: 1
- Formação: Engenharia Mecânica, Engenharia de Eletromecânica e Engenharia de Produção.
- Localidade: Nova Lima – Minas Gerais, Brasil
- Horário de Trabalho: Administrativo
- Tipo de contrato: Indeterminado
- Período de inscrição: de 19/01/2024 a 25/01/2024
Responsabilidades:
- Assegurar a sua segurança e das pessoas ao seu redor;
- Avaliar riscos e identificar ações para eliminá-los ou mitigá-los;
- Fazer interface com as áreas clientes, com intuito de capturar as necessidades da operação e manutenção;
- Prover soluções técnicas aos problemas encontrados;
- Acompanhar e desenvolver projetos de melhoria, otimização, modernização e reforma de equipamentos de beneficiamento de minério e de içamento de carga;
- Fornece orientações técnicas à equipe, compartilhando conhecimentos especializados;
- Colaborar com outras equipes para garantir a integração eficaz;
- Identificar recursos para o desenvolvimento técnico da equipe, bem como dos serviços de manutenção;
- Desenvolver especificações técnicas de materiais e serviços;
- Analisar e comentar projetos e documentações técnicas de engenharias dos equipamentos de beneficiamento de minério e de içamento de carga;
- Realizar estudos de viabilidade técnica-econômica de equipamentos e projetos dos equipamentos de beneficiamento de minério e de içamento de carga;
- Gerir carteira de projetos desde o desenvolvimento até sua implantação e entrega;
- Elaborar relatórios técnicos, inspeção, análise diagnóstica, análise de performance, parecer técnico e memorandos necessários para cumprimento das rotinas;
- Conduzir análise de falhas e de confiabilidade dos ativos dos equipamentos de beneficiamento de minério e de içamento de carga;
- Suportar a elaboração da estratégia de manutenção para os equipamentos de beneficiamento de minério e de içamento de carga;
- Validar o mapa de paradas, levando em consideração as horas de manutenção disponível, a estratégia de manutenção;
- Elaborar limites técnicos de equipamentos de beneficiamento de minério e de içamento de carga.
Requisitos:
- Experiência como engenheira na área industrial e com equipamentos de usina (alimentadores, grelhas vibratórias, britadores, transportadores de correia, estruturas metálicas, chutes; equipamentos de içamento de carga);
- Experiência com equipamentos de Beneficiamento a úmido, como: bombas de empolpamento, tubulações (Aço PAD, revestidas) de água e rejeito, classificadores esperais, filtros de disco, bombas de vácuo, espessador e bombas verticais. E Transportador de correia a longa distância, empilhadeira de pátio e carregamento de vagões de minério.
- Capacidade de síntese de conteúdo técnico para elaboração de apresentação gerenciais/executivos;
- Habilidade na identificação, análise e soluções de problemas;
- Tenha disponibilidade de residir em Belo Horizonte – MG e região;
- Conhecimento com Pacote Office intermediário;
- Conhecimento com SAP PM e Autocad;
- Desejável Inglês Intermediário.
Supervisor de Manutenção Mecânica
- N° de Vagas: 1
- Formação: Engenharia Mecânica, Engenharia Produção
- Localidade: Congonhas, Minas Gerais, Brasil
- Horário de Trabalho: Administrativo
- Tipo de contrato: Indeterminado
- Período de inscrição: de 17/01/2024 a 23/01/2024
Responsabilidades:
- Assegurar a conservação e condições de funcionamento dos equipamentos de usina, tais como: motores, bombas, separação magnética, britadores primários, secundários e terciários, transportadores de correias, peneiras vibratórias, Classificadores espirais, Hidrociclonagem, espessadores, filtragem e entre outros;
- Garantir o controle operacional do processo produtivo (Britagem, Peneiramento, Separação magnética, Espessamento e Filtragem), através de seus parâmetros de controle e procedimentos operacionais, garantindo o cumprimento dos indicadores de produção;
- Assegurar a qualidade dos serviços contratados através da fiscalização do cumprimento dos itens de contrato nas áreas de atuação;
- Realizar gestão do quadro de pessoal através de ferramentas disponíveis, tais como: PDI (Plano Desenvolvimento Individual), feedback e controle de ponto;
- Formar tecnicamente a equipe através de treinamento, orientação e acompanhamento constantes, bem como desenvolver potenciais sucessores;
- Garantir adesão da operação às propostas da, especialmente em períodos de acordo coletivo;
- Assegurar o cumprimento das normas de segurança da na área de atuação, alinhadas com a política de segurança e saúde ocupacional, e dos procedimentos operacionais e de meio ambiente, orientando e fiscalizando a equipe em sua área de atuação;
- Apoiar a gerência através do acompanhamento e análise dos indicadores de gestão e custos de sua área de atuação;
- Garantir a unidade da equipe através do monitoramento e gerenciamento do clima organizacional;
- Disseminar informações corporativas pela equipe tais como: movimentação de pessoas pelas áreas, fusões e aquisições, entre outras;
- Estar alinhado com o código de ética da companhia, transmitindo os valores à equipe.
Requisitos:
- Experiência em gerir pessoas e garantir bem-estar do time com foco na segurança;
- Experiência em liderança de equipes no seguimento de operação de usinas de beneficiamento de minério de ferro (britagem, peneiramento, classificadores, ciclonagem, espessador e filtragem);
- Conhecimento avançado em softwares de gestão como SAP, Ferramentas de Planejamento (MS Project), Power BI e Pacote Office;
- Sólido conhecimento em Manutenção de Equipamentos de usina;
- Desejável MBA ou Pós-graduação temas relacionados a manutenção e /ou gestão.
Engenheiro Pleno – Suporte Operacional
- N° de Vagas: 01.
- Formação: Superior em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Arquitetura e/ou áreas correlatas (com vivência em obras de infraestrutura e projetos – obrigatório ter CREA).
- Localidade: Santa Luzia, Minas Gerais, Brasil.
- Horário de Trabalho: Administrativo.
- Tipo de contrato: Indeterminado.
- Período de inscrição: de 19/01/2024 a 25/01/2024.
Atribuições:
- Gerenciar as interfaces e integrações dos projetos, comunicar decisões e resultados, avaliar e executar solicitações de mudanças feitas pelas áreas;
- Conduzir reuniões de gestão de mudanças de infraestrutura industrial detalhando escopo, premissas e restrições das mudanças da área;
- Elaborar estudos conceituais de ocupação das edificações junto à equipe de arquitetura, baseando nas premissas e restrições passadas pelas áreas;
- Orientar tecnicamente as equipes de arquitetura e engenharia de projetos;
- Estabelecer premissas e restrições para projetos multidisciplinares;
- Revisar projetos executivos de instalações industriais;
- Acompanhar desempenho técnico da contratada, construindo um plano de ação para as atividades em atraso com base nos cronogramas de projeto;
- Elaborar estimativas de custo (CAPEx e OPEx) para projetos de infraestrutura multidisciplinares;
- Elaborar especificações técnicas e documentação (Memoriais Descritivos, QQP’s etc.) para contratação de obras e serviços industriais;
- Assegurar que o projeto fique dentro do escopo, alinhar custos e prazos acordados com as áreas envolvidas e monitorar os indicadores de projeto;
- Emitir relatórios e reports gerenciais;
- Participar e conduzir reuniões com a contratada;
- Gestão de contratos, com realização de estudos para garantir o cumprimento do cronograma e Capex da obra;
- Apoiar os engenheiros de campo na implantação do projeto atuando no entendimento técnico e de engenharia eliminando impeditivos dessa natureza.
Requisitos Obrigatórios:
- Sólidos conhecimentos e experiência com desenvolvimento de projetos multidisciplinares (civis elétricos, mecânicos, automação etc.);
- Sólidos conhecimentos em gestão de contratos de serviços de projetos, engenharia e serviços de infraestrutura;
- Conhecimento nas etapas de desenvolvimento de projetos (conceitual, básico detalhado);
- Experiência em áreas industriais e/ou desenvolvimento de projetos de infraestrutura industrial em empresas de grande porte;
- Sólidos conhecimentos e experiência comprovada no desenvolvimento de desenhos industriais e projetos CAD;
- Pacote Office (Excel, Word, Power Point etc.) – Nível avançado;
- Inglês – Intermediário (somente para leitura de manuais e escrita de e-mails);
- CNH válida;
- CREA ativo;
- Disponibilidade para viagens pontuais (1x ao mês);
- Habilidades de comunicação, trabalho em equipe e assertividade.
Requisitos Desejáveis:
- Conhecimentos em modelagem 3D de projetos;
- Desejável especialização em BIM, CAE, Gestão de Projetos etc.
Eletromecânica I – Oficina Manutenção Equipamentos
Responsabilidades:
- Executar manutenção preventiva e corretiva em equipamentos auxiliares, comboios, pipas, anfo, empilhadeira, manipulador de pneus;
- Executar diagnostico de falhas, trabalho em equipe e colaboração.
- Executar atividades de manutenção mecânica, elétrica, eletrônica, lubrificação, testes, ajustes e inspeções de equipamentos.
- Testar e analisar falhas dos equipamentos, propondo soluções e implementando ações de bloqueio dos desvios.
- Executar, manter e orientar a limpeza e conservação das instalações e equipamentos.
- Acompanhar e executar, quando necessário, serviços de manutenção em componentes hidráulicos, solda e pneumáticos, através de reparos ou substituição de peças, fazendo ajustes, regulagem e lubrificação.
- Especificar, providenciar e controlar materiais e ferramentas necessários para a execução das atividades.
- Manter e conservar as ferramentas necessárias para execução da atividade
- Operar/ Manobrar veículos auxiliares e automotores
- Eventualmente efetuar corte com oxi-acetileno. (diferencial)
- Eventualmente fazer Solda Elétrica
Requisitos:
- Formação em ensino médio completo;
- Ter curso profissionalizante em manutenção diesel, elétrica ou eletromecânica.
- Desejável CNH D
- Desejavel possuir curso técnico eme eletromecânica, elétrica, mecânica e areas afins
- Desejavel conhecimento em pacote office básico.
- Desejável conhecimento em Manutenção de Equipamentos Auxiliares rodoviários;
- Desejável conhecimento em Manutenção Diesel;
- Desejável conhecimento básico de hidraulica e eletrica (guidautos e empilhadeiras e Manipulador de pneus)
- Desejável conhecimento em manutenção em guindauto palfinger
- Desejável conhecimento em caminhão mercedes, scania
- Desejável conhecimento em Manutenção de Equipamentos Auxiliares
Operadora Mantenedora Mecânica
- N° de Vagas: 3
- Formação: Ensino Médio Concluído
- Localidade: Parauapebas, Pará, Brasil
- Horário de Trabalho: Turno Misto, de 07:00 as 19:00 ou 19:00 as 07:00, Escala 3×3. Disponibilidade de atuar no turno noturno.
- Tipo de contrato: Indeterminado
- Período de inscrição: de 19/01/2024 a 25/01/2024
Responsabilidades:
- Operar e inspecionar áreas como: régua de barragem, bomba de captação e igarapé;
- Realizar inspeções em registro das bombas e válvulas;
- Verificação de níveis de tanque de cal;
- Manusear válvulas, dentre outros.
Requisitos:
- Com ensino médico completo;
- Informática básica;
- Conhecimento com o office;
- Desejável:
- Curso Técnico em Segurança, Meio Ambiente ou Mineração.
Analista Meio Ambiente Máster
- N° de Vagas: 01
- Formação: Engenharia de Produção, Ambiental, Sanitária, Civil, Administração, Direito ou áreas afins.
- Localidade: Nova Lima, Minas Gerais, Brasil
- Horário de Trabalho: administrativo
- Tipo de contrato: indeterminado
- Período de inscrição: de 19/01/2024 a 25/01/2024
Responsabilidades:
- Atuar na Diretoria de Reparação da Vale (Brumadinho e Municípios impactados), ligado à Coordenação de Central de Respostas da Reparação Socioambiental de Brumadinho e Bacia do Paraopeba;
- Gestão de demandas originadas pelo Acordo Judicial de Reparação Integral: recebimento e registro das demandas externas (Compromitentes, auditorias, outros stakeholders externos) e internas (áreas técnicas da Reparação), identificação do ponto focal na Vale para resposta, diligenciamento da resposta com o ponto focal e aprovação jurídica, elaboração de resposta (carta ou e-mail), envio da resposta ao demandante, gestão eletrônica de documentos;
- Liderança técnica do macroprocesso Central Acordo, que requer conhecimento do Acordo Judicial de Reparação Integral, relacionamento diário com equipes multidisciplinares (áreas técnicas) da Diretoria da Reparação, apropriação do histórico de atendimento às demandas;
- Apoiar a equipe na priorização das demandas para que as entregas sejam realizadas com aderência, qualidade, buscando a otimização de processos e melhores estratégias para os atendimentos.
- Elaborar relatórios gerenciais e apresentações;
- Suporte para gestão dos indicadores da área (apuração, identificação de desvios, elaboração do plano de ação e acompanhamento);
- Desenvolvimento de dashboards em PBI para acompanhamento das demandas e rotinas da Coordenação;
- Habilidade na gestão de demandas que necessitem diligenciamento com áreas/stakeholders internos diversos, para atendimento a prazos legais e compromissos firmados entre Vale e Stakeholders externos;
- Atuar em outros macroprocessos da Coordenação e Gerência de Licenciamento Ambiental quando necessário.
Requisitos:
- Pós-graduação em Gestão de Projetos, Gestão Ambiental, Licenciamento Ambiental.
- Perfil proativo, organizado com alto nível de responsabilidade e agilidade;
- Habilidade de relacionamento interpessoal, perfil colaborativo e com alto senso de trabalho em equipe
- Excelente habilidade de comunicação empresarial (oral e escrita)
- Experiência em gestão eletrônica de documentos e diligenciamento de demandas
- Experiência com análise de dados e gestão de indicadores
- Conhecimentos sobre ferramenta VPS
- Experiência com gestão de contratos
- Experiência com SharePoint e domínio no Pacote Office (Word, Excel, Outlook, PowerPoint).
Analista Administrativo Pleno
- N° de Vagas: 01
- Formação: Nutrição
- Localidade: Vitória, Espírito Santo, Brasil
- Horário de Trabalho: administrativo
- Tipo de contrato: determinado
- Período de inscrição: de 18/01/2024 a 24/01/2024
Responsabilidades:
- Realizar fiscalização de contratos de prestação de serviços de alimentação;
- Apoiar tecnicamente e acompanhar o orçamento e os indicadores de desempenho da área;
- Buscar inovações e novos métodos de trabalho com intuito de otimizar recursos, aumentar a produtividade e reduzir exposição à riscos de segurança de processo e alimentar;
- Apoiar tecnicamente e suportar o planejamento das atividades de execução, análise de riscos e procedimentos;
- Realizar estudos de viabilidade técnica-econômica de projetos;
- Analisar orçamento técnico das áreas;
- Realizar interface com outras áreas da empresa;
- Elaborar e revisar as especificações técnicas dos contratos, com definição de acordos de níveis de serviço e critérios de medição;
- Realizar fiscalização da documentação técnica dos projetos;
- Realizar diagnósticos de contratos de serviços e projetos, visando identificar possíveis pontos de fragilidade ou melhorias;
- Elaborar relatórios técnicos
- Realizar a gestão de mudança de processos sob sua responsabilidade;
- Realizar fiscalização dos processos de SSMAC;
- Conhecer e aplicar o modelo de gestão da Vale (VPS).
Requisitos:
- Experiência com fiscalização e implantação de processos na área de alimentos, acima de 8 mil comensais;
- Experiência em planejamento e controle de demandas de chamados restaurantes de grande porte;
- Conhecimento de ferramentas de qualidade e melhoria contínua de processos;
- Experiência em Treinamentos e Inspeções no Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001 e 14k);
- Experiência com ferramentas de gestão;
- Experiência para Implementação de Design Higiênico para o setor alimentício e serviço de alimentação
- Conhecimento em gestão de riscos;
- Experiência com SAP para tratativas de ações de segurança
- Experiência com Power BI e ferramentas de gestão.
Como se candidatar nas vagas da Vale
O cadastro nos sites da Vale pode ser realizado na página de carreiras da companhia, disponível em vale.eightfold.ai. Por essa mesma página é possível consultar todas as vagas existentes, bem como os requisitos de todas elas.
Aos contratados, a Vale oferece diversos benefícios, como:
- Previdência Privada
- PLR – Programa de Participação nos Lucros e Resultados
- Reembolso Creche ou Auxílio Babá para empregadas
- Assistência Médica e Hospitalar, Odontológica, farmacológica e vacinas para prevenção de doenças Infectocontagiosas
- PASA – Planos de saúde para familiares de empregados ou para o próprio empregado, em caso de aposentadoria ou desligamento
- Seguro de Vida em Grupo
- Auxílio funeral
- Apoiar – Programa de Assistência ao Empregado e seus dependentes.
- Vale alimentação
- Vale refeição ou Refeições no trabalho concedidas em restaurantes industriais
- Vale alimentação extra para o Natal
- Cartão presente no final do ano para Dependentes, filhos, enteados e menores sob guarda com até 10 anos
- Transporte fretado ou Vale transporte.
- Gympass
- Programa Bem-Estar
- Passagens no trem de passageiros na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e/ou na Estrada de Ferro Carajás (EFC).
- Desconto para aluguel de carros