Universidade Federal abre mais de 1.500 vagas em cursos de graduação EAD e presenciais

Inscrições abertas até 8 de julho

por Rodolpho Bohrer
Publicado: Atualizado:

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para o processo seletivo que oferece 1.555 vagas em cursos de graduação, tanto presenciais quanto a distância. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de julho através da página inscricao.ufms.br.

Universidade Federal abre mais de 1500 vagas em cursos de graduação EAD e presenciais
Imagem ilustrativa criada por IA

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, destacou a destinação das vagas. “Estamos disponibilizando para a sociedade várias vagas para ingressos nos cursos de graduação da UFMS no segundo semestre de 2024. Há uma prioridade para o preenchimento das vagas. Inicialmente, serão preenchidas por candidatos que desejam realizar transferência de outras instituições para a Universidade. Caso restem vagas, serão preenchidas por candidatos estrangeiros portadores de visto de refugiado, visto humanitário ou visto de reunião familiar. As vagas restantes serão preenchidas por candidatos que já possuem diploma de graduação e que queiram realizar uma outra graduação na UFMS”, disse.

Entre 2022 e o primeiro semestre de 2024, cerca de 4.658 pessoas se inscreveram no processo seletivo. “O edital de transferência externa, para refugiados e portadores de diploma é uma excelente oportunidade para quem busca uma nova chance na Universidade. Ele oferece a possibilidade de ingressar em um curso de graduação de qualidade, em uma Instituição de ponta, com professores de excelência. Este é o momento ideal para aqueles que desejam mudar de carreira ou se especializar ainda mais. Para quem já está em outra instituição, seja privada ou pública, esta é uma ótima oportunidade para continuar os estudos em uma de nossas unidades”, reforça o diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica, Anderson Viçoso de Araújo.

A estudante do curso de Psicologia, Fernanda dos Reis Fernandes Nunes, ingressou na Universidade como portadora de diploma. “Participar do edital para ingresso na UFMS como portador de diploma foi uma das melhores coisas que me aconteceu. Fazer Psicologia sempre foi meu sonho. No entanto, devido à minha condição socioeconômica e à falta de uma rede de apoio, nunca consegui fazer cursinhos preparatórios, pois tinha meu tempo comprometido com o trabalho. […] Em 2023, consegui ingressar através do [processo seletivo para] portador de diploma, na segunda chamada, e para mim, foi uma felicidade indescritível. No meu caso, esse edital para portadores de diploma me deu a oportunidade de realizar um sonho que carregava comigo há anos. Acredito que a educação pode transformar vidas e que essa forma de ingresso pode ser a porta de entrada para pessoas, que assim como eu, não tiveram oportunidade de se preparar para outras formas de ingresso”.

O resultado preliminar será divulgado no dia 12 de junho na página de Ingresso da UFMS e os candidatos poderão apresentar recursos administrativos até o dia 15 de julho. O resultado final está previsto para o dia 17 de julho, data em que também ocorrerá a primeira convocação para a matrícula. Os selecionados que desejarem realizar aproveitamento de disciplinas podem solicitar por meio do requerimento acadêmico na página da Prograd, após a matrícula.

Relação de vagas:

Raríssimas conheça as MOEDAS DE ESTADO avaliadas em mais de R$ 10 mil
Beterraba combate a anemia A resposta pode te surpreender
author avatar
Rodolpho Bohrer
Sócio proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e redator do portal O Noroeste.
PUBLICIDADE Imagem clicável