BR-040: Trecho crítico entre Ouro Preto e Congonhas será o primeiro a ser duplicado

EPR Via Mineira assume concessão da BR-040 em agosto

A duplicação da BR-040, conduzida pela concessionária EPR Via Mineira, terá início em 2026, começando pelo trecho mais crítico entre Ouro Preto e Congonhas. As informações são do jornal Estado de Minas. O anúncio foi feito durante um evento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Belo Horizonte. A concessionária assumirá a gestão de 232 km da rodovia entre Belo Horizonte e Juiz de Fora em 6 de agosto, com um contrato de 30 anos.

BR-040: Trecho crítico entre Ouro Preto e Congonhas será o primeiro a ser duplicado
Crédito: EPR Via Mineira.

Inicialmente, a EPR Via Mineira focará em obras de requalificação para melhorar a segurança dos usuários. A partir de agosto, serão realizadas obras de recomposição do pavimento, melhoramento da sinalização e drenagem. “A ideia é atacar problemas que afetam a efetividade, a trafegabilidade e as condições de segurança do trecho”, afirma José Carlos Cassaniga, diretor-presidente do Grupo EPR. As melhorias iniciais se concentrarão entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, onde os índices de acidentes são mais elevados.

O primeiro grande pacote de obras, previsto para o terceiro ano de concessão (2026-2027), inclui a duplicação de 9,74 km de estrada, a construção de 3,23 km de vias marginais com ciclovia paralela e uma passarela, entre o Terminal Ferroviário da CSN e o Viaduto de Congonhas. No mesmo período, faixas adicionais serão construídas em 1,2 km entre BH e Nova Lima.

Nos anos subsequentes, a duplicação continuará entre Congonhas e Conselheiro Lafaiete (17,8 km), Cristiano Otoni e Itabirito (21,9 km), até alcançar aproximadamente 164 km duplicados em sete anos. “Temos dois anos para conseguir as licenças ambientais e, principalmente, para terminarmos a elaboração e a certificação dos projetos junto às agências reguladoras”, explicou Erick Almeida, diretor-executivo da EPR Via Mineira.

O contrato prevê investimentos de R$ 8,7 bilhões ao longo dos 30 anos, com R$ 3,5 bilhões nos primeiros sete anos. A partir de 6 de agosto, a tarifa de pedágio aumentará para R$ 12,70 para veículos leves, mais que o dobro da tarifa atual de R$ 6,30. “Entendo que não é um aumento. É uma tarifa condizente com todos os investimentos e intervenções que vão ser realizados na concessão”, defende Guilherme Theo Sampaio, diretor da ANTT.

A Via 040, do Grupo Invepar, operou a BR-040 entre Juiz de Fora e Brasília a partir de 2014, mas solicitou a devolução do trecho em 2017 devido a prejuízos financeiros. A EPR Via Mineira venceu o leilão do trecho BH/Juiz de Fora em abril de 2023, propondo pedágio 11,21% abaixo do valor de referência do edital. A primeira concessão prometia 557,2 km de pistas duplicadas, mas a Via 040 entregou apenas 78 km.

De janeiro a outubro de 2023, a BR-040 em Minas Gerais registrou 1.645 acidentes, com 131 mortos e 2.084 feridos. O trecho entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete, o mais crítico da estrada, teve 405 acidentes, com 34 mortes e 548 feridos, sendo considerado três vezes mais mortal que o restante da rodovia.

Veja também: