Mercúrio está próximo de sua terceira retrogradação no ano. Desta vez, o planeta transitará em Virgem de 5 a 14 de agosto, e em Leão até o dia 28. E, para quem sempre fica preocupado com essa fase, o Astrolink, site especializado no tema, tem uma boa e uma não tão boa notícia.
A boa notícia é que Mercúrio Retrógrado não será vilão dessa vez. “É um momento que vai exigir que a gente descanse, não tome decisões precipitadas e que, principalmente, respeite nosso próprio tempo”, diz Giovanna Guarnieri, astróloga do site.
Já a parte que não é tão positiva é que Marte fará conexões com Júpiter e Saturno, trazendo uma dose de ansiedade, estresse e sobrecarga. “Como Júpiter está fazendo parte dessa relação, a tendência é que tudo seja exagerado, expandido”, explica Giovanna.
A astróloga chama a atenção para o dia 16 de agosto, quando haverá um conflito entre Marte e Saturno. “É um momento que pode gerar um acúmulo de atividades, estresse e carga mental. Uma briga entre o excesso e o limite. É uma data em que as tensões vão estar intensas, é válido tomar cuidado na comunicação em todos os relacionamentos, pessoais e profissionais”, diz. Já o dia 18, quando Mercúrio se encontrar com o Sol, será o ponto alto de sua fase de retrogradação, quando as coisas irão fazer mais sentido e a impressão de caos começará a passar.
Confira como Mercúrio Retrógrado pode afetar seu signo
Áries: Pode ser um bom momento para reavaliar hábitos diários e retomar antigos hobbies e paixões que possam te ajudar a se conectar consigo mesmo.
Touro: O período pede um olhar atento às atividades que expressem sua criatividade, relação com filhos e até casos amorosos. Tire um tempo para refletir sobre lugares e pessoas que te nutrem.
Gêmeos: Para os nativos deste signo, regido por Mercúrio, é importante não estranhar caso a mente pareça um pouco mais nebulosa durante o período de retrogradação. Pode ser uma boa ideia reorganizar a casa, fazer uma faxina e eliminar tudo aquilo que já não combina com você.
Câncer: É hora de observar não só seus recursos, mas também como você tem se visto, quais são os seus valores inegociáveis? Eles têm sido comunicados e respeitados?
Leão: O momento pede que você preste atenção em como se enxerga, como se coloca para os outros e como tem se comunicado com os outros. Isso pode facilitar entender os pontos a serem ajustados nessa dinâmica.
Virgem: Vale lembrar que esse signo é regido por Mercúrio, então os efeitos podem ser sentidos mais fortemente. Podem acontecer revisões inconscientes e aparecerem lembranças de traumas antigos que podem estar travando sua maneira de se colocar no mundo.
Libra: Observe os grupos e comunidade em que você está, como a dinâmica deles tem te impactado e se você tem sido livre nesses espaços.
Escorpião: É hora de refletir sobre como você tem se organizado para atingir seus objetivos de carreira. Questione se eles realmente te representam e te colocam nos espaços que se conectam com seu coração e autenticidade.
Sagitário: Pode ser um bom momento para retomar objetivos a longo prazo, estudos mais aprofundados e até viagens mais longas ou distantes.
Capricórnio: É um bom período para questionar sua visão de mundo, crenças e dogmas que podem estar direcionando sua vida. Aproveite para mergulhar fundo em si mesmo e mude aquilo que não serve mais.
Aquário: Vale observar dinâmicas relacionais, principalmente com parceiros amorosos. Questione como encontrar o equilíbrio naquilo que é mais importante na relação.
Peixes: Relações mais sérias e cotidianas podem ganhar foco. Procure entender como o dia a dia com cônjuges, sócios e parceiros pode ser mais fluido sem que uma pessoa se coloque acima de outra.
Vale dizer que as previsões acima são gerais e que para ter uma análise completa de como Mercúrio pode atuar diretamente na sua vida, é possível fazer seu mapa astral gratuitamente no Astrolink e contar com a ajuda do primeiro assistente virtual especializada em astrologia, baseado em Inteligência Artificial, o Orbia.