Turismo em alta: Museu da Inconfidência recebe mais de 50 mil visitantes em julho

Temporada de férias escolares impulsiona visitação ao segundo museu histórico mais visitado do Brasil

por Rodolpho Bohrer

O Museu da Inconfidência, localizado em Ouro Preto, Minas Gerais, superou todas as expectativas de visitação no mês de julho, recebendo um total de 50.106 visitantes. Este marco destaca a relevância do museu, que se firmou como um dos cinco museus históricos mais visitados do Brasil, com uma média mensal de 30 mil visitantes. Fundado há quase 80 anos, o Museu da Inconfidência é considerado um monumento cultural inconteste, preservando um acervo valioso do período colonial brasileiro.

Turismo em alta Museu da Inconfidência recebe mais de 50 mil visitantes em julho
Fachada do Museu da Inconfidência, que recebeu um recorde de visitantes em julho - Crédito: Arquivo/Mais Minas

O aumento significativo no número de visitantes em julho foi atribuído à temporada de férias escolares, que atraiu famílias e turistas de diversas regiões do país. Entre os visitantes que contribuíram para esse recorde, Fernanda, residente de Itabirito (MG), trouxe seus filhos e sobrinhos para uma visita cultural antes do retorno às aulas. “Todos ficaram emocionados com a história da Inconfidência Mineira e impressionados com as obras expostas no museu”, comentou.

O museu está localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia, e oferece acesso gratuito ao público de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada permitida até às 17h. Além do acervo permanente, que inclui documentos, mobiliário e obras de arte do período colonial, o museu frequentemente apresenta exposições temporárias que atraem um público diversificado.

author avatar
Rodolpho Bohrer
Sócio proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e redator do portal O Noroeste.
PUBLICIDADE Imagem clicável