Polícia Militar prende quatro suspeitos de tráfico e apreende réplica de arma em Itabirito (MG)

Durante uma operação no bairro Agostinho Rodrigues, em Itabirito (MG), policiais militares do 52º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram a prisão de quatro suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e apreenderam uma réplica de arma de fogo, além de entorpecentes e outros materiais relacionados ao crime. A ação foi resultado de uma denúncia anônima recebida por volta das 17h da última segunda-feira, dia 30 de setembro.

Polícia Militar prende quatro suspeitos de tráfico e apreende réplica de arma em Itabirito (MG)
Crédito: Arquivo/Mais Minas

Os policiais foram alertados sobre uma movimentação suspeita em uma rua do bairro, onde possivelmente ocorria tráfico de drogas. No local indicado, avistaram um indivíduo de 19 anos, que ao perceber a presença das autoridades, tentou fugir. Ele foi perseguido e detido, e em sua posse foram encontrados 30 pedras de crack, 33 pinos de cocaína, 12 papelotes da mesma substância, 20 buchas de maconha, R$58,00 em espécie e um aparelho celular.

Ao prosseguir com a diligência, os militares se dirigiram à residência do jovem detido, quando se depararam com outros três homens em atitude suspeita. Tentando escapar, dois deles fugiram a pé e o terceiro tentou se evadir em uma motocicleta Honda vermelha, que estava com a placa adulterada. Contudo, após intensa perseguição, os três foram capturados.

Com os suspeitos, de 18, 19 e dois de 21 anos, foram encontrados mais entorpecentes: 18 pinos de cocaína, 11 pedras de crack, 7 buchas de maconha, além de um Iphone e R$44,00. Na casa do primeiro detido, foram localizados uma réplica de arma de fogo, dois rádios comunicadores e uma máquina de cartão, itens frequentemente usados em operações do tráfico.

Os quatro indivíduos foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Plantão, junto com as drogas e o material apreendido. A motocicleta utilizada por um dos suspeitos foi apreendida e encaminhada ao pátio credenciado. Segundo informações do 52º BPM, três dos suspeitos já tinham passagens anteriores pela polícia.

Penas aplicáveis aos crimes

Os crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico no Brasil são punidos com rigor. De acordo com a Lei nº 11.343/2006, o tráfico de drogas é punido com reclusão de 5 a 15 anos e multa. A pena pode ser aumentada em casos de envolvimento de menores ou utilização de armas de fogo, mesmo que réplicas, como no caso de Itabirito. Além disso, a tentativa de fuga, a adulteração de veículos e a posse de rádios comunicadores podem agravar a situação penal dos suspeitos.

Veja também: