Na segunda-feira, 5 de novembro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o Edital nº 27/2024, que oferece até 270 vagas para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI).
A iniciativa destina-se a professores de inglês que atuam na educação básica pública, proporcionando a oportunidade de realizar um curso intensivo de seis semanas em universidades norte-americanas. As inscrições estão abertas e vão até o dia 15 de janeiro de 2025, pelo site da Comissão Fulbright, responsável por apoiar a Capes na realização do programa.
As 270 vagas do PDPI estão distribuídas igualmente entre os estados e o Distrito Federal, totalizando 10 vagas por unidade da federação. Essas vagas se dividem em três modalidades: cinco para o nível básico, três para o intermediário e duas para o avançado. Cada modalidade conta com uma estrutura curricular focada no desenvolvimento de metodologias específicas para o ensino de inglês, bem como na criação de recursos de aprendizagem que serão disseminados pelos professores em suas redes de ensino após o retorno ao Brasil.
Os cursos são planejados para atender as necessidades pedagógicas dos professores em diferentes níveis de domínio do idioma, permitindo uma experiência de capacitação que se adapta ao perfil de cada participante. Os docentes terão contato com metodologias e práticas inovadoras de ensino de inglês, desenvolvendo competências que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino do idioma em suas escolas e comunidades.
Para se inscrever, os candidatos devem preencher um formulário on-line disponível na página da Comissão Fulbright até 15 de janeiro de 2025. A inscrição é gratuita, e os interessados podem submeter apenas uma candidatura. Entre os requisitos para participação estão a nacionalidade brasileira ou, no caso de estrangeiros, a residência no Brasil com visto permanente. Além disso, é necessário que o candidato seja professor concursado e efetivo na rede pública, tenha concluído o estágio probatório e esteja ministrando aulas de inglês na educação básica.
O candidato deve manter vínculo ativo com a rede pública de ensino desde a inscrição até a implementação da bolsa, garantindo que as vagas sejam destinadas a professores que estão diretamente engajados com a sala de aula. Esses requisitos visam assegurar que os conhecimentos adquiridos no programa tenham um impacto positivo no ensino público, beneficiando estudantes de escolas municipais, estaduais e federais.