A Anglo American está investindo aproximadamente R$ 5 bilhões na implementação de uma planta de filtragem de rejeitos no empreendimento Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais. A nova tecnologia permitirá a redução do lançamento de até 85% dos rejeitos totais para a barragem, contribuindo significativamente para a sustentabilidade ambiental e operacional da empresa.
Segundo Euler Piantino, diretor de Projetos da Anglo American, “em alinhamento ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas e aos objetivos do nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos construindo uma planta de filtragem de rejeitos em nossa mina em Conceição do Mato Dentro”. Ele destaca que essa iniciativa proporcionará uma maior vida útil para a barragem e a continuidade do empreendimento Minas-Rio.
A planta utiliza tecnologia de filtragem a vácuo, que separa a água dos rejeitos, permitindo seu reaproveitamento no processo de mineração. “Isso reforça a responsabilidade ambiental da nossa empresa e o compromisso com a eficiência operacional na gestão hídrica”, acrescenta Piantino.
Iniciado em 2021, o projeto de filtragem de rejeitos de minério de ferro tem previsão de entrar em operação no final de 2025. Luciano de Matos Filho, gerente de Projetos Capital da Anglo American, menciona que, além da redução drástica da utilização da barragem, “a Anglo American está desenvolvendo estudos que visam filtrar 100% dos rejeitos do empreendimento e reaproveitar rejeitos já despejados, com o objetivo de evitar a necessidade de utilização de barragem no futuro”.
Confira aqui o vídeo com mais detalhes sobre o andamento das obras de implementação da planta de filtragem de rejeitos do Minas-Rio.
Barragem do Minas-Rio
A Anglo American possui uma única barragem de rejeitos no Brasil, localizada nos municípios de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais. Construída com aterro de solo compactado e alteada a jusante, método considerado o mais seguro do mundo, a estrutura é monitorada rigorosamente 24 horas por dia, sete dias por semana.