A AngloGold Ashanti, uma das maiores produtoras de ouro do mundo, acaba de abrir as inscrições para a edição de 2025 do programa Parcerias Sustentáveis, a maior plataforma de investimento social da empresa no Brasil. Criado em 2010, o programa já apoiou mais de 290 iniciativas nas comunidades vizinhas às operações da AngloGold em Minas Gerais e Goiás. Com um investimento acumulado de aproximadamente R$ 14,6 milhões, o projeto beneficiou diretamente mais de 50 mil pessoas, promovendo o desenvolvimento social, econômico e ambiental das regiões.
O programa, que tem como foco o fortalecimento de empreendimentos sociais, culturais e ambientais, oferece até R$ 50 mil em suporte financeiro, além de qualificação e estruturação técnica para os projetos selecionados. Essa é uma oportunidade única para empreendedores sociais que buscam transformar suas ideias em negócios sustentáveis, capazes de gerar impacto positivo nas comunidades.
Inscrições abertas até 29 de novembro
As inscrições para o Parcerias Sustentáveis 2025 já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 29 de novembro. Empreendedores sociais de cidades mineiras como Caeté, Nova Lima, Raposos, Sabará, Santa Bárbara e do município de Crixás, em Goiás, podem submeter suas propostas por meio da plataforma Prosas (prosas.com.br/editais/15003-parcerias-sustentaveis-2025). As inscrições são gratuitas, e os interessados devem apresentar propostas que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades, focando em soluções sociais, culturais e ambientais que possam se tornar financeiramente autossustentáveis.
Além disso, a documentação solicitada para participação no edital inclui comprovações de regularidade fiscal e trabalhista nos âmbitos municipal, estadual e federal. Podem se inscrever instituições sem fins lucrativos, microempreendedores individuais e microempresas, ampliando o escopo de atuação do programa, que desde 2019 tem incentivado a participação de pequenos empreendedores.
Foco em economia criativa e inclusão
Os projetos submetidos devem se enquadrar em um dos quatro pilares do programa: Cultura, Turismo e Gastronomia; Soluções Sustentáveis; Empreendedorismo da Diversidade e Inclusão; e Economia Criativa e Compartilhada. Esta última categoria é uma novidade no edital de 2025, voltada para empreendimentos que estimulem a criatividade humana e valorizem as particularidades territoriais e geográficas das comunidades locais. Segundo o edital, os projetos de economia compartilhada devem não apenas ser inovadores, mas também destacar os “valores intangíveis que fazem parte dos produtos” oferecidos, distribuindo valor ao longo de toda a cadeia produtiva.
A AngloGold Ashanti reforça que o objetivo do programa é ajudar a construir empreendimentos financeiramente autossustentáveis, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento das comunidades em que opera. “A AngloGold Ashanti atua com o objetivo de apoiar os empreendimentos para se tornarem financeiramente autossustentáveis, deixando um legado positivo nas cidades em que atuamos”, afirma Fernando Cláudio, gerente sênior de Comunicação, Comunidades e Relacionamento Institucional da empresa. Ele também ressalta a importância de parcerias com o poder público e organizações da sociedade civil para garantir o sucesso dos projetos.
Seleção e fases do programa
O processo seletivo para o Parcerias Sustentáveis é composto por duas etapas. Na primeira fase, uma equipe técnica da AngloGold Ashanti, juntamente com consultores especializados, fará a análise das propostas enviadas. Os projetos selecionados nessa fase avançam para uma apresentação pública em seus municípios de origem, onde serão avaliados por uma banca composta por representantes da empresa e das comunidades locais, um diferencial importante do programa.
Os negócios sociais aprovados serão apoiados ao longo de 2025, com um período de fevereiro a dezembro dedicado à implementação dos projetos. Outro destaque do Parcerias Sustentáveis é a possibilidade de participar de um ciclo de Pré-aceleração, voltado para o desenvolvimento inicial de negócios. Aqueles que se destacam nessa etapa têm a oportunidade de avançar para a fase de Aceleração, onde podem aprimorar suas operações e expandir seu impacto.
Histórias de sucesso: Massuelen Cristina e Wanderson Barros
Entre os beneficiados pelo programa Parcerias Sustentáveis está Massuelen Cristina, uma artista visual de Sabará, Minas Gerais. Conhecida como Massu, ela participou do programa com a criação da Ojú Artes, uma iniciativa voltada para apoiar artistas locais e ajudá-los a gerar renda por meio de suas produções. “O programa nos ajudou a fazer com que a estrutura do empreendimento seja mais sólida, a organizar as ideias para a gente entender como realizar esse sonho de forma concreta”, explica Massu.
A partir da sua participação no Parcerias Sustentáveis, Massu fundou o Centro Cultural Casa Amarela, que oferece oficinas e uma galeria para promover artistas da região. O espaço foi inaugurado em 2023 e já se destaca como um centro de referência artística em Sabará, impulsionado pelo apoio do programa.
Outro exemplo de sucesso é o produtor rural Wanderson Barros, de Crixás, Goiás. Seu empreendimento, a WB Agropecuária, foi beneficiado pelo programa com capacitação e recursos para expandir suas atividades de piscicultura e horticultura orgânica. Wanderson levou sua expertise para a comunidade, oferecendo treinamentos e cursos gratuitos em escolas locais. “O Parcerias abriu as portas que eu pudesse conseguir viabilizar e potencializar a empresa”, conta. Ele destaca que o programa possibilitou a disseminação de técnicas inovadoras para outras cidades da região, ampliando o impacto de sua atuação.