A Câmara Municipal de Itabirito celebrou neste domingo, 12 janeiro, missas e um culto evangélico em memória dos vereadores falecidos do município. A data faz parte do Calendário Oficial da cidade e foi instituída pela Lei Municipal 3.811/2023, com objetivo de prestar, anualmente, uma homenagem póstuma àqueles que dedicaram parte da sua vida a ouvir e propor melhorias para Itabirito.
Foram realizadas três celebrações: missas na Matriz de Nossa Senhora da Viagem e na Matriz de São Sebastião e um culto evangélico na Comunidade Batista Shalom Internacional. O presidente da Câmara, Márcio Juninho (Cidadania) e os vereadores Daniel Sudano (Cidadania), Danilo Donato (PL) e Manoel da Autoescola (PT) participaram das homenagens.
O vereador Daniel Sudano foi o autor do Projeto de Lei que instituiu o dia “In Memoriam” dos vereadores de Itabirito. “Muitos parlamentares, que passaram pela Câmara, lutaram bastante para termos uma cidade melhor. Hoje é dia de relembrar o legado de cada um e pedir bênçãos para continuar guiando Itabirito para um futuro próspero e sustentável”, disse o parlamentar.
Além dos vereadores, as celebrações contaram com a presença de familiares e amigos dos parlamentares falecidos. A senhora Luzia Amorim, irmã do ex-vereador Antônio Amorim Peixoto (parlamentar de 1977 a 1982) foi uma delas e participou da cerimônia do ofertório na Matriz de Boa Viagem.
“Pela primeira vez foi celebrada na Igreja da Boa Viagem a Missa na intenção dos ex-vereadores falecidos. Bela homenagem da edilidade itabiritense àqueles vereadores que em vida trabalharam pelo engrandecimento de Itabirito”, declarou o padre Miguel Ângelo Fiorillo.