Campeonato de natação marca reabertura da piscina da UFOP

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizou o I Campeonato de Natação, que coincidiu com a reinauguração da piscina da Escola de Educação Física (EEF), desativada por quase uma década. O evento, em clima de olimpíadas, foi promovido pelo Programa Elos, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), com apoio da Prefeitura de Ouro Preto, que forneceu estrutura de som, medalhas e serviço médico.

Campeonato de natação marca reabertura da piscina da UFOP
Crédito: Laura Borges/UFOP

Seis equipes representando academias e clubes da Região dos Inconfidentes participaram da competição, incluindo Academia Corpo, Ouro Preto Tênis Clube (OPTC), Itabirense, Mais Centro Aquático, Filipina de Itabirito e Mig May Fitness de Amarantina. No total, 197 atletas disputaram provas de 25 metros nos estilos livre, costas, borboleta e peito, além de uma prova de revezamento 4×50. Foram realizadas 89 provas, com mais de 150 baterias, divididas em categorias desde pranchinha até master. Todos os participantes receberam medalhas simbólicas, e os três primeiros colocados receberam certificados especiais, válidos para o auxílio “bolsa atleta”.

O diretor da EEF, Bruno Ocelli Ungheri, destacou a importância da reabertura da piscina. “Conseguimos reabrir agora e realizar o evento com segurança e com a estrutura adequada, pois a piscina é de utilidade para toda a comunidade”, ressaltou. A técnica de natação da Academia Corpo, Júnia Mara Fernandes, também elogiou o evento. “Abrimos a escola de natação em Ouro Preto, em novembro, e conseguimos trazer 40 alunos. Essa é a primeira de muitas competições de que vamos participar”, informou. Ela mesma competiu nas modalidades borboleta e nado de costas, obtendo primeiro e segundo lugares, respectivamente.

Thonmas, de 31 anos, atleta da Academia Corpo, destacou-se ao vencer a prova de 25 metros livre e participar do revezamento de equipes. “Ainda cheguei em primeiro”, comemorou, após 15 anos sem competir. Seu filho, Thonmas Valentim, de sete anos, também conquistou o primeiro lugar nos 25 metros livres pré-mirim. Emocionado, disse: “Estava com um pouco de medo, mas quando terminou fiquei muito feliz por ter chegado em primeiro, igual meu pai”.

A reinauguração da piscina é um marco para a UFOP, após cerca de dez anos de desativação. A nova estrutura inclui manutenção dos trocadores de calor, ralos de sucção renovados, novos vestiários, melhorias na segurança do trabalho e revisão dos documentos de alvará. “Agora conseguimos manter a temperatura da água em torno de 29 a 30 graus”, destacou Bruno Ocelli Ungheri, ressaltando a continuidade permanente das atividades na piscina.

Veja também: