Contagem regressiva para o Iron Biker Brasil 2024

A prova acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro, com largadas e chegadas dos atletas na Praça Gomes Freire (Jardim)

por Rodolpho Bohrer

Faltam poucos dias para o maior desafio de mountain bike da América Latina: o Iron Biker Brasil. Nos dias 14 e 15 de setembro, Mariana, a primeira capital de Minas Gerais, será o palco para os melhores atletas do Brasil e mais cinco mil turistas, que se reunirão na Praça Gomes Freire (Jardim), no coração do centro histórico do município. Em sua 31ª edição, o evento promete transformar a cidade em um cenário de adrenalina, superação, solidariedade e celebração do esporte.

Contagem regressiva para o Iron Biker Brasil 2024 3
Crédito: Samuel Consentino.

Como em todos os anos, a expectativa para esta edição é enorme. “A equipe trabalhou incansavelmente nos últimos meses para garantir que tudo esteja pronto para receber os atletas e o público. Pensamos em cada detalhe da prova, desde os desafios nas trilhas até a segurança e a estrutura para os competidores. Além disso, preparamos uma série de atrações culturais para quem estiver na Praça. Queremos que todos, tanto os ciclistas quanto os visitantes, vivam uma experiência única e inesquecível em Mariana”, afirmou Lucas Fonda, um dos organizadores do evento.

Além de seu impacto esportivo, o Iron Biker Brasil se consolidou como um importante propulsor da economia de Mariana. “O setor hoteleiro costuma atingir a ocupação máxima, e este ano não será diferente. Restaurantes e bares recebem um fluxo intenso de clientes, e outros segmentos, como lojas de bicicletas, supermercados e farmácias, também são fortemente beneficiados. O evento gera um efeito dominó, movimentando toda a cadeia produtiva, já que os empreendimentos demandam produtos e serviços de terceiros”, explicou Ana Cristina Coura Mól e Silva, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) e da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL).

Mas o impacto do Iron Biker vai além do esporte e da economia. O evento também promove solidariedade e inclusão social. Para garantir a inscrição, cada atleta doa ao menos dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para instituições sociais locais. Além disso, os ciclistas podem doar materiais esportivos, que serão destinados a atletas carentes da região. “Quando penso em pessoas que não têm acesso a equipamentos adequados, sinto a necessidade de ajudar. Por isso, farei minha doação”, afirmou a marianense e atleta Ana Clara Martins Dutra.

Alteração na prova

Diante das atuais condições climáticas em Mariana, como o calor extremo, clima seco e queimadas, e em respeito ao decreto publicado pelo município, a organização do Iron Biker Brasil reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os participantes e equipe técnica.

Para garantir a realização segura do evento, foram implementadas as seguintes medidas:

  • Antecipação das largadas: no primeiro dia, as largadas serão antecipadas em 30 minutos, e no segundo dia, em 1 hora.
  • Ajustes no percurso: o trajeto será encurtado nos dois dias de prova.
  • Monitoramento em tempo real: haverá vistoria completa dos percursos antes de cada largada, além de contato permanente com autoridades locais e especialistas em meteorologia e combate a incêndios para acompanhar as condições climáticas.
  • Plano de ação contra queimadas: em parceria com órgãos de defesa ambiental e brigadas de incêndio, foi estabelecido um plano para prevenir e controlar possíveis focos de incêndio próximos às trilhas.
  • Hidratação e saúde: foram reforçados os pontos de hidratação no percurso e intensificadas as campanhas de conscientização sobre a importância da hidratação antes, durante e após a prova.
  • Hidratação volante (móvel): será implementado um ponto de hidratação móvel para atender os atletas de maneira mais eficiente.
  • Reforço na equipe de resgate: o efetivo de resgate em áreas remotas foi ampliado, garantindo resposta rápida e eficaz em caso de emergências, principalmente nas regiões mais isoladas.

Com essas medidas, a organização da prova mantém seu compromisso de proporcionar uma competição memorável, respeitando o meio ambiente e priorizando a saúde e segurança de todos.

Acompanhe em tempo real

Quem não puder estar presente em Mariana, mas quiser acompanhar de perto todas as emoções do Iron Biker Brasil 2024, haverá uma cobertura completa em tempo real pelas redes sociais oficiais do evento. Através do Instagram (@ironbikerbrasil), os seguidores poderão conferir atualizações ao vivo das largadas, momentos decisivos da prova, além de conteúdos exclusivos sobre as atrações na Praça Gomes Freire e a interação dos atletas.

Fonte: Assessoria de Imprensa | Iron Biker Brasil

author avatar
Rodolpho Bohrer
Sócio proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e redator do portal O Noroeste.