De 8 a 11 de agosto, a cidade de Conceição do Mato Dentro e o distrito de Tabuleiro, em Minas Gerais, serão palco da quarta edição do Tabuleiro Jazz Festival. O evento, com entrada franca, trará atrações internacionais, oficinas de formação musical, atividades ambientais e uma feira gastronômica, promovendo uma verdadeira celebração da música e da cultura local. Este ano, o festival homenageia Nivaldo Ornelas, renomado saxofonista, flautista, compositor e arranjador mineiro.
A abertura do festival, no dia 8 de agosto, será marcada por um concerto da Orquestra Opus na Igreja Matriz, acompanhada dos solistas Fernando Araújo, Otávio Castro e Caxi Rajão. A partir do dia 9, as atividades se transferem para o distrito de Tabuleiro, com apresentações de Adriele Assis, DJ Deco Lima e Elaine Abras com o Beto Lopes Trio. No fim de semana, dias 10 e 11, grandes nomes do jazz nacional e internacional subirão ao palco, como Nivaldo Ornelas Quarteto, Rez Abbasi Acoustic Quartet com Bill Ware, Roberto Koch Sexteto, Minas Messengers, Feya Faku, Antônio Loureiro Trio, Kevin Hays, Marcelo Martins, Felipe José e Daniel Othechar. As vencedoras do 1º FESCOMDE – Festival da Canção de Conceição do Mato Dentro, Júlia Guedes e Laís Gomes, também se apresentarão.
Homenagem a Nivaldo Ornelas
O festival prestará homenagem a Nivaldo Ornelas, um dos maiores expoentes da música instrumental mineira e brasileira, com a entrega do Prêmio Carlos Brandão. Ornelas será destaque na programação com seu projeto “ECOS – Do Jazz ao Clube da Esquina”, que inclui um encontro sobre improvisação e liberdade de criação, baseado em suas obras autorais.
Oficinas de Formação Musical
Diversas oficinas gratuitas de formação musical serão oferecidas ao público. Entre elas, a oficina de Criação e Prática de Conjunto, com Felipe José e Rafael Martini, e a de Harmonia Funcional, com Júlio Marques. Néstor Lombida conduzirá a oficina de Inicialização à Linguagem do Jazz, direcionada aos músicos da Banda da Lira da Paz e convidados. As oficinas ocorrem de 5 a 9 de agosto, em Conceição do Mato Dentro.
Atividades Ambientais e Saberes Regionais
Além da música, o festival promoverá oficinas ambientais e de saberes regionais. No dia 10, a oficina de Folia de Reis trará alegria e cultura popular, com um cortejo musical. Também serão oferecidas oficinas de educação ambiental, dança do ventre tribal, percussão com materiais reaproveitados e brincadeiras cantadas. No dia 11, estão programadas oficinas de confecção de brinquedos pedagógicos e festival de pipas, além de uma sobre plantas medicinais da Serra do Espinhaço.
O Espaço Educacional Contraponto, em parceria com a Associação de Catadores (ASCAMATO), será responsável pela gestão de resíduos do evento e, junto com a Associação Comunitária do Tabuleiro (ASCOTA), realizará o reflorestamento de uma nascente da comunidade.
Festa da Música e da Natureza
Realizado em um dos destinos mais procurados do ecoturismo, o Tabuleiro Jazz Festival une música de alta qualidade à natureza deslumbrante de Conceição do Mato Dentro, lar da maior cachoeira de Minas Gerais e a terceira do Brasil. Além dos espetáculos musicais, o evento promove a valorização da cultura e da gastronomia local, com destaque para o pastel de angu e os doces mineiros.
Confira a programação do Tabuleiro Jazz:
08/08 – Igreja Matriz – Conceição do Mato Dentro
Concerto de Abertura
20h – Orquestra Opus (BH), maestro Leonardo Cunha (BH) e solistas Otávio Castro (RJ), Fernando Araújo (BH) e Caxi Rajão (CMD).
09/08 – Tabuleiro
Oficina:
17 às 20h30 – Oficina de Folia de Reis – Teatro de Arena de Tabuleiro.
Shows:
- 20h30 – Adrielle Assis (CMD)
- 22h15 – Elaine Abras (CMD) convida Beto Lopes Trio (BH)
- 23h45 – DJ Deco Lima (CMD)
10/08 – Tabuleiro
Oficinas:
- 9 às 11h – Oficina de educação ambiental com confecção de geotinta e pintura de painel artístico – sede do Parque Natural Municipal;
- 10 às 12h – Oficina de Dança do Ventre Tribal – Teatrinho de Arena;
- 10 às 12h e 14 às 17h – Oficina Saberes Rítmicos – percussão com materiais reaproveitados – Escola Municipal Ana Vieira;
- 14 às 17h – Oficina Encantaria Lúdica de brincadeiras cantadas – Teatrinho de Arena.
Shows:
- 17h – Júlia Guedes (CMD), ganhadora do prêmio Prata da Casa do 1º FESCOMDE – Teatrinho de Arena
- 20h30 – Rez Abbasi Acoustic Quartet com Bill Ware (Paquistão/EUA)
- 22h15 – Nivaldo Ornelas Quarteto (BH/RJ)*
- 0h – Roberto Koch Sexteto (Venezuela) – Part. Esp. Marcelo Martins (RJ)
*Nivaldo recebe o Prêmio Carlos Brandão
Cinema:
18h30 – Exibição do documentário “José Aparecido de Oliveira: O Maior Mineiro do Mundo”.
11/08 – Tabuleiro
Oficinas:
- 9 às 12h – Oficina de Educação Ambiental com brinquedos, jogos pedagógicos e festival de pipas – sede do Parque Natural Municipal;
- 9 às 12h – Oficina de plantas medicinais da Serra do Espinhaço – Sede do Parque Natural Municipal.
Shows
- 11h – Felipe José (São João del Rei) e Daniel Othechar (Candeias) – Sede do Parque Natural Municipal.
- 11h45 – Intervenção poética – lançamento de livro de Naíssa Raj – Sede do Parque Natural Municipal.
- 12h – Laís Gomes e Vinícius Gomes (Campinas), vencedores do 1º prêmio do 1º FESCOMDE – Sede do Parque Natural Municipal.
- 15h – Minas Messengers (EUA/BH) e Feya Faku (Africa do Sul)
- 16h45 – Antônio Loureiro Trio (BH/SP) convida Kevin Hays (EUA)