MARTE Festival anuncia sua 5ª edição com shows de Juçara Marçal, Tizumba, Teto Preto e mais

Realizado em Ouro Preto (MG), entre os dias 25 a 27 de julho, o festival contará ainda com ações de laser mapping, instalações artísticas, performances e bate-papos com profissionais especializados

por Redação Mais Minas

A tecnologia como engrenagem que conecta música e arte em uma experiência única. A inovação como algo além de uma mera ferramenta, mas uma poderosa forma de expressão que transforma e desafia. É este o caminho que orienta a 5ª edição do MARTE Festival que ocorre em Ouro Preto (MG) entre os dias 25 e 27 de julho de 2024. 

MARTE Festival anuncia sua 5ª edição com shows de Juçara Marçal Tizuma Teto Preto e mais
Maurício Tizumba - Crédito: Veronica Manevy

Com shows de Juçara Marçal, Teto Preto, Fausto Fawcett, Luiza Lian e outros renomados artistas da música contemporânea brasileira, o festival mantém sua missão de atravessar diversas temporalidades ao unir o histórico e o contemporâneo e, desta maneira, provocar um novo olhar sobre as diversas formas de manifestação artísticas que se encontram nos palcos montados pela cidade histórica mineira de arquitetura barroca. Um exemplo nítido fica a cargo da noite de abertura que contará com uma performance-cortejo do cantor, compositor, ator e multi instrumentista Maurício Tizumba, em companhia do Tambor Mineiro e Bateria Carabina. Tizumba é um artista consagrado por seu trabalho diretamente vinculado ao congado de Minas Gerais e outros ritmos populares de matriz africana, fundadoras da cultura do estado e do país. 

O festival terá sua programação espalhada por pontos importantes da cidade de Ouro Preto como a Praça Tiradentes, Museu da Inconfidência, Teatro Municipal – Casa da Ópera e o Museu Boulieu – local que será pela primeira vez ocupado pelo projeto e que representa por si próprio um já conhecido ponto de encontro entre a tradição da arte e a vanguarda da inovação. As ações anunciadas para esta edição reúnem laser mapping, instalações artísticas, instalações luminosas, performances, shows e intervenções sonoras visuais. 

A 5ª edição do MARTE Festival contará também com uma programação de painéis de debate com profissionais especializados, reforçando o compromisso do projeto em promover e disponibilizar a inovação através do conhecimento, trazendo abordagens contemporâneas para pautas importantes do mercado da música, além de perspectivas para a inovação e tecnologia no presente e no futuro. 

Para muito além da própria programação artística e de formação que o evento oferece, o MARTE tem como missão se estabelecer como ponto de encontro e intercâmbio cultural da efervescente cena musical brasileira. O festival traz nesta edição para o coração de Minas Gerais artistas e produtores de todas as regiões do Brasil, fruto da intensa circulação em festivais, congressos e feiras de música por parte de seus realizadores, Barral Lima, Carol Daves e Erick Krulikowski. A programação conta com nomes como Thaysa Pizzolato (Vitória-ES),  Flor ET (Rio Grande do Sul), Joana Marte (Belém-PA), além de produtores das cinco regiões do país.

O Marte Festival é uma produção da Casa 29 Produtora em conjunto com a Ultra Music e a Atma Music, com patrocínio da Claro e apoio da Prefeitura de Ouro Preto, Museu da Inconfidência e Festival Multiexperiências, realizada por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais.

Juçara Marçal Crédito Pablo Saborido

HISTÓRICO 

Ao longo de suas quatro edições ocorridas em 2017 (Mariana – MG), 2019 (Ouro Preto – MG), 2021 (edição online) e 2022 (Ouro Preto – MG), o festival reuniu nomes da música como João Bosco, Tulipa Ruiz, Curumim, Russo Passapusso, Agnes Nunes, Edgar, Getúlio Abelha e diversos outros. A destacada programação de mapping, performances e intervenções visuais do projeto já contou com nomes como Ricardo Cançado, Caio Fazolim, Suaveciclo, VJ Bah, VJ 1mpar e diversos outros importantes nomes do cenário brasileiro e mundial. 

MARTE Festival 2024 – 5ª edição

  • 25 a 27 de julho de 2024
  • Ouro Preto/MG 
  • Praça Tiradentes, Museu da Inconfidência, Teatro Municipal – Casa da Ópera e Museu Boulieu
  • Todas as atividades são gratuitas

*texto de Fluxo Comunica

author avatar
Redação Mais Minas
Perfil publicador de releases e guest posts, sem autoria própria. Consulte a fonte ao final das matérias/artigos.
PUBLICIDADE Imagem clicável