Por volta das 15g da última quarta-feira, 17 de julho, a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio de informações recebidas pelo COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), foi acionada para comparecer à Rodovia AMG 1730, quilômetro 04, no bairro Liberdade, em Mariana (MG), às margens de uma linha férrea. A ação visava investigar um possível furto de dormentes no local.
Ao chegarem à linha férrea, os policiais se depararam com duas pilhas de dormentes já extraídos. Continuando as buscas na área, encontraram dois homens, de 34 e 35 anos, carregando os dormentes em uma mula. Os suspeitos alegaram que estavam no local para colher capim e, ao encontrarem os dormentes, acreditaram que estavam descartados, decidindo levá-los para confeccionar uma cerca em um terreno no bairro Taquaral, em Ouro Preto.
A empresa responsável pela linha férrea foi acionada e enviou funcionários de uma prestadora de serviços de segurança patrimonial para acompanhar a ocorrência. Os suspeitos receberam voz de prisão em flagrante e foram conduzidos à Delegacia da Polícia Civil para as providências legais.