Prefeito, vice e vereadores eleitos em Itabirito são diplomados pela Justiça Eleitoral

Realizada no Cine Teatro Liz Bastos, a diplomação marca o encerramento do processo eleitoral

Prefeito, vice e vereadores eleitos em Itabirito são diplomados pela Justiça Eleitoral

O prefeito, vice-prefeito e os vereadores eleitos neste ano em Itabirito foram diplomados pela Justiça Eleitoral, em cerimônia realizada no Cine Teatro Liz Bastos, nesta quarta-feira (18). A solenidade foi aberta ao público e reuniu diversas pessoas.

Promovida pela Justiça Eleitoral, a diplomação marca o encerramento oficial do processo eleitoral no município. O ato formal legitima os eleitos para o exercício de seus mandatos, comprovando que foram escolhidos pela vontade popular e estão aptos a tomar posse. 

Antes da entrega dos diplomas, as contas de campanha dos eleitos foram analisadas e aprovadas, garantindo que todo o processo eleitoral ocorreu de acordo com as normas.

O Juiz da 133ª Zona Eleitoral de Itabirito, Dr. Antônio Francisco Gonçalves, destacou que o pleito de 2024 teve o resultado mais rápido da história e expressou agradecimentos aos órgãos públicos que prestaram suporte à Justiça Eleitoral durante todo o processo.

Além do juiz Dr. Antônio, compuseram a mesa na solenidade a juíza da Comarca de Itabirito, Dra. Vânia da Conceição Borges; o atual prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania); os Promotores de Justiça atuantes na mesma comarca, Doutores Umberto de Almeida Bizzo e Vinícius Alcântara Galvão; o presidente da Câmara de Itabirito, vereador Pastor Anderson Martins do Sou Notícia (PL); a presidente da 62ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Paula Maria Soares Campos; o comandante da 250ª Cia PM do 52º Batalhão de Polícia Militar, 1º tenente Veríssimo; o investigador da Polícia Civil de Itabirito, Jorge Daniel; e  o comandante da Guarda Civil Municipal de Itabirito, Samir Assis. Roque Junior, chefe do Cartório Eleitoral de Itabirito, também marcou presença para a entrega dos diplomas. 

“O Ministério Público tem uma excelente relação com a OAB, com o Poder Judiciário, com a Câmara de Itabirito e com a Prefeitura. Desejo que os eleitos tenham um profícuo mandato pela frente no Legislativo e no Executivo”, afirmou o promotor Dr. Umberto. 

Quem são os eleitos

Dr. Elio da Mata (Cidadania) foi eleito prefeito de Itabirito em 06 de outubro deste ano, após conquistar 52,78% dos votos O vice-prefeito eleito é Raphael Rondow (PSB).

Veja quem são os 15 vereadores eleitos para a próxima Legislatura:

  • Márcio Oliveira Juninho (Cidadania) – 1.416 votos
  • Léo do Social (PSDB) – 1.331 votos
  • Renê Butekus (PSD) – 1.070 votos
  • Dr. Edson (Republicanos) – 1.068 votos
  • Danilo Grilo (Cidadania) – 966 votos
  • Pastor Anderson do Sou Notícia (PL) – 895 votos
  • Rose da Saúde (PSB) – 799 votos
  • Lucas do Zé Maria (MDB) – 799 votos
  • Manoel da Autoescola (PT) – 791 votos
  • Fabinho Fonseca (PSD) – 744 votos
  • Daniel Sudano (Cidadania) – 692 votos
  • Max Fortes (PSD) – 588 votos
  • Ezio Pimenta (Solidariedade) – 587 votos
  • Fernando da Sheila (Mobilização Nacional) – 528 votos
  • Danilo Donato (PL) – 522 votos

Posse 

No próximo dia 1º de janeiro será realizada a posse do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores eleitos de Itabirito. A cerimônia acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Itabirito, às 19h.

Daniel Sudano

Mais conhecido na cidade como professor Daniel Sudano, o vereador escolheu Itabirito para viver há mais de 20 anos. Casado com Camila, pai de Eduardo e Clarice, é formado em Geografia e Meio Ambiente. O gosto pela política vem da infância: ele é filho do saudoso vereador Edgar Boca Preta. Com o pai, aprendeu a importância de lutar pela população menos assistida.

Depois de 15 anos atuando como professor, Daniel Sudano foi eleito vereador pela primeira vez em 2020. O principal objetivo do seu mandato é atuar de forma participativa, ouvindo as necessidades e desenvolvendo as melhores soluções com a população. 

Danilo Grilo 

Wellington Danilo dos Santos é mais conhecido como Grilo. Nascido em Itabirito, o vereador é casado e pai de dois filhos. Sua trajetória pública começou em 2002, quando se tornou servidor da Prefeitura. Lá, pôde conhecer de perto a rotina e as atribuições dos parlamentares, despertando seu interesse pela política. Em 2020, Grilo foi eleito com 496 votos.

Conhecido por estar sempre pronto para ajudar as pessoas mais carentes, o vereador é atuante na área de esportes e busca o desenvolvimento da cidadania. Grilo teve como foco durante seu mandato a realização de visitas nos bairros e nos distritos, para conhecer melhor a realidade local e ouvir pessoalmente as demandas dos moradores. 

Danilo Donato 

Nascido em Itabirito, Danilo Donato tem 36 anos, é casado e pai de dois filhos. É conhecido por sua atuação social como coordenador do projeto “Só Por Hoje” da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap). O projeto se destaca na recuperação de pessoas em situação de rua e dependentes químicos, ajudando na reintegração social de várias pessoas na região. Além disso, Danilo realiza ações de arrecadação de alimentos e doações para pessoas em situação de vulnerabilidade, o que contribuiu para sua expressiva votação.

O vereador defende um trabalho focado na prevenção para usuários e dependentes químicos que enfrentam desafios para deixar o mundo das drogas consigam se recuperar do vício, com ênfase em iniciativas de educação, esporte e cultura. Além disso, Danilo reforça a importância de ativar a rede de apoio, envolvendo o município, conselhos, grupos de mútua ajuda, entidades e a participação ativa da população. Para ele, a solução reside na união de todos esses agentes, oferecendo suporte efetivo para quem busca reconstruir sua vida.

Dr. Edson 

Edson Gonçalves Júnior, mais conhecido como Dr. Edson, é graduado em Direito pela Faculdade Antônio Carlos e tem pós-graduação e mestrado pela Milton Campos na área de Direito Público. Dr. Edson é voluntário em projetos sociais, auxiliando em atendimentos e participando de mutirões. Dentre as atividades de Responsabilidade Social desenvolvidas por ele estão: campanhas do agasalho, de alimentos, de donativos para vítimas de enchentes, atendimento jurídico, apoio de autoajuda, atividades de lazer e prestação de serviços à comunidade.

Dr. Edson mora em Itabirito há mais de 20 anos e em 2016, pela primeira vez, foi candidato a vereador, conquistando a vitória com 584 votos. Seu trabalho envolve a participação popular e as questões sociais da cidade. O vereador levanta a bandeira de um mandato participativo e seu lema é trabalhar com a população.

Ezio Pimenta

Nascido em Brumadinho e morador de Itabirito há muitos anos, Ezio Pimenta tem 49 anos e é casado. Ele é especialista em engenharia de tráfego, professor de trânsito e corretor de imóveis. 

O compromisso do vereador eleito é apoiar políticas que promovam o bem-estar dos animais, acreditando que cuidar dos amigos de quatro patas é investir em um futuro mais justo e afetuoso para todos. Paralelamente, destaca-se sua dedicação à melhoria do trânsito e à segurança pública, com o intuito de apresentar propostas voltadas à regulamentação de áreas específicas para caminhões. A iniciativa buscará não apenas garantir maior fluidez nas vias urbanas, mas também proporcionar mais segurança e conforto aos caminhoneiros, contribuindo para uma cidade mais organizada e acolhedora.

Fabinho Fonseca

Fabio Augusto da Fonseca, mais conhecido como Fabinho Fonseca, é natural de Itabirito. Nascido em 1985, ele tem dois filhos. Seus pais são José Agostinho da Fonseca e Rosilene Aparecida Santos Fonseca. Fabinho residiu no distrito de São Gonçalo do Bação até aos 12 anos de idade, onde estudou sempre em escola pública. Técnico em mineração, começou a trabalhar muito cedo, aos 13 anos. É servidor público municipal efetivo da Prefeitura de Itabirito no cargo de motorista.

Fabinho acompanhou e participou da política do município nos bastidores, exercendo o seu papel de cidadão itabiritense. Concorreu à sua primeira eleição em 2020, sendo eleito com 332 votos. Uma marca do seu mandato é o diálogo para defender os direitos do povo. Suas metas são: fiscalizar, fortalecer o esporte e defender os direitos e melhorias dos servidores efetivos municipais. Na saúde, busca mais qualidade nos atendimentos e melhorar as condições de trabalho para os profissionais da área. O vereador trabalha pelo desenvolvimento de Itabirito por meio da geração de renda e emprego.

Fernando da Sheila 

Fernando Antunes, mais conhecido como Fernando da Sheila, nasceu em Belo Horizonte, mas escolheu Itabirito como sua casa há muitos anos. Com 43 anos, ele é casado, pai de duas filhas e advogado. Por muito tempo, foi proprietário da Sheila Som e Acessórios, onde se destacou na instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores, conquistando o reconhecimento da população pelo seu trabalho.

Como vereador eleito, Fernando tem como objetivo político lutar por uma Itabirito mais justa e igualitária, onde todos tenham as mesmas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Seu compromisso é contribuir para o progresso da cidade, trabalhando em iniciativas que promovam o bem-estar coletivo e melhorem a qualidade de vida da população.

Léo do Social 

Leandro Silva Marques é mais conhecido como Léo do Social. Nascido e criado em Itabirito, é solteiro e pai da Laura. Formado em psicologia, Léo atua desde os 12 anos em prol da comunidade por intermédio de grupos religiosos da igreja católica. Ingressou na política com intuito de ajudar e servir de forma ampla a toda população de Itabirito. Foi diretor da Secretaria de Assistência Social por quatro anos. Em 2012, foi eleito vereador de Itabirito, conquistando a vitória com 829 votos. Léo foi reeleito em 2016 e em 2020, sendo o segundo vereador mais votado. Seu mandato é pautado na participação popular, nas questões sociais e na causa animal.

Léo pretende dar sequência às inúmeras ações desenvolvidas por ele em mandatos anteriores para continuar beneficiando a cidade e a população rumo ao desenvolvimento humano, social e econômico. O vereador quer representar o itabiritense com integridade, respeito e confiança. Sua meta é fazer um mandato participativo, dinâmico, eficiente, com compromisso pelas pessoas e pela cidade.

Lucas do Zé Maria 

Lucas Eduardo Gois Santos, mais conhecido como Lucas do Zé Maria, é comerciante e empreendedor. Desde a infância, acompanhava seu pai na política, onde surgiu o desejo de ingressar na vida pública. O sonho se concretizou em 2020, quando foi eleito vereador por 603 votos.

Lucas trabalha unindo forças com os cidadãos itabiritenses durante seu mandato. O objetivo do vereador é fazer o melhor pela população, tornando Itabirito uma cidade melhor para se viver.

Manoel da Autoescola 

Manoel Alves Braga, de 43 anos, mais conhecido como Manoel da Autoescola, é natural de Itabirito, onde construiu sua trajetória pessoal e profissional. Casado e formado em Administração de Empresas, Manoel também é empreteco, professor de legislação de trânsito e sócio-proprietário da Autoescola Itabirito, empresa que se dedica à formação de motoristas da região. Reconhecido por sua dedicação e comprometimento, ele é apaixonado por Itabirito e por contribuir positivamente para a vida das pessoas.

Como representante na Câmara, Manoel tem como missão lutar por causas que tragam mais dignidade à população de Itabirito. Entre suas principais bandeiras estão a geração de emprego e renda e a construção de moradias populares, iniciativas que considera fundamentais para promover uma vida melhor para todos. Seu objetivo é ser a voz ativa do povo, trabalhando por uma cidade mais justa, desenvolvida e cheia de oportunidades.

Márcio Oliveira Juninho 

Márcio Oliveira é mais conhecido como Juninho. Natural de Itabirito, é filho da professora de matemática Lenir, casado, tem dois filhos e é formado em engenharia civil. Seu interesse pela política vem da infância: desde os oito anos de idade, ele acompanha alguns familiares envolvidos nas questões da cidade. O vereador também sempre atuou em projetos sociais, o que alimentou sua vontade de representar o povo em Itabirito.

Com seus conhecimentos técnicos, o vereador se dedica a reivindicar melhorias na mobilidade urbana e no transporte público, principalmente nos bairros mais afastados. Sua meta é buscar recursos para projetos sociais, para a construção de moradias e para melhorar a acessibilidade, promovendo mais segurança e conforto aos portadores de necessidades especiais.

Max Fortes

Nascido e criado em Itabirito, Maximiliano Silva Baêta Fortes é mais conhecido como Max Fortes. Casado e pai de família, o vereador é comerciante e graduado em administração de empresas. Max sempre participou ativamente de movimentos sociais e culturais na cidade: foi presidente voluntário da Apae, um dos fundadores do projeto Ascender e coordenador de parceiros da Adesita. 

O parlamentar iniciou sua trajetória política como secretário de Desenvolvimento Econômico durante o governo do prefeito Juninho. Em 2012, foi eleito vereador pela primeira vez, sendo um dos mais votados da cidade. Em 2015, foi presidente da Câmara, realizando uma gestão moderna, eficiente e mais próxima do povo. Suas principais pautas de trabalho são: a inclusão da pessoa com deficiência intelectual; o desenvolvimento econômico, com apoio à geração de emprego e renda; o empreendedorismo; e a cultura, apoiando os artistas e as entidades locais. Max acredita na política como instrumento de transformação social, para melhorar a vida de toda população. Sua meta é fazer de Itabirito um lugar melhor, com mais qualidade de vida para todos.

Pastor Anderson do Sou Notícia

Nascido em Nova Lima, o vereador Pastor Anderson do Sou Notícia escolheu Itabirito para viver com sua família. Casado, pai de quatro filhos, é formado em Teologia pela Escola Bíblica Permanente Sião e presidente da Assembleia de Deus Missão – Ministério Itabirito. Desde jovem, sempre teve interesse em ajudar a população: foi o fundador do projeto Resgate e presidente do Conselho de Lideranças Educativas de Itabirito (Colei).

Conhecido por seu trabalho jornalístico realizado nos últimos anos na cidade, ele busca trabalhar em prol da população de Itabirito, do “crente ao ateu”, sem distinção de crença, raça ou orientação sexual. Sua meta é fiscalizar e projetar Itabirito, rumo ao bem comum, ao crescimento e ao desenvolvimento da cidade.

Renê Butekus 

Renê Américo da Silva é mais conhecido como Renê Butekus, apelido que vem da sua vivência como dono de bar em Itabirito. O vereador é bacharel em Direito e pós-graduado em Administração Pública e Gerências de Cidades.

Sua trajetória política começou aos 15 anos de idade, quando foi presidente de grêmios estudantis e do Rotaract Club de Itabirito. Em 2016, venceu sua primeira eleição para vereador, sendo presidente da Câmara em 2020, ano no qual se reelegeu para seu segundo mandato. Renê tem um histórico repleto de lutas sociais. O parlamentar milita e defende o transporte público local, o descomissionamento de barragens a montante, a geração de emprego para itabiritenses e outras pautas que reforçam seu compromisso de levar Itabirito para o caminho certo.

Rose da Saúde 

Rosilene do Carmo Cardoso, conhecida como Rose da Saúde, é uma personalidade de grande destaque em Itabirito. Aos 63 anos, viúva e natural da cidade, Rose construiu uma trajetória marcada por seu comprometimento com causas sociais. Popular entre os moradores, ela já exerceu o cargo de vereadora em quatro mandatos consecutivos (2005-2008, 2009-2012, 2013-2016 e 2017-2020) e, mais recentemente, atuou como secretária de Desenvolvimento Social, reafirmando seu compromisso com o bem-estar da população.

Eleita para mais uma etapa de sua jornada política, Rose destaca que suas principais prioridades continuarão sendo a saúde e a assistência social, áreas que sempre estiveram no centro de seu trabalho. Além disso, ela pretende intensificar a luta pela criação de políticas públicas voltadas para mulheres, buscando ampliar a proteção, os direitos e as oportunidades para elas em Itabirito.

Veja também: