m 2024, o programa Samarco Aberta proporcionou a visita de mais de 2 mil pessoas aos complexos de Germano, em Minas Gerais, e Ubu, no Espírito Santo. O objetivo da ação é estreitar o relacionamento com as comunidades e ampliar a transparência dos processos de mineração. Entre janeiro e dezembro, cerca de 140 visitas foram realizadas, com uma média de 12 por mês.
Do total de visitas realizadas, aproximadamente 30% envolveram moradores das comunidades vizinhas às unidades da Samarco. Foram promovidas três agendas mensais destinadas às pessoas dessas localidades. Além disso, o programa recebeu grupos institucionais, acadêmicos e técnicos, bem como acionistas interessados em conhecer as operações da empresa.
As famílias dos colaboradores também tiveram a oportunidade de participar. Ao longo do ano, foram organizadas 11 visitas específicas para familiares, reunindo 417 pessoas em Germano e Ubu. O envolvimento desse público reforça a proposta de transparência e aproximação da Samarco com seus principais stakeholders.
Segundo as avaliações coletadas ao fim de cada visita, 100% dos participantes consideraram a experiência importante para ampliar o conhecimento sobre as atividades da Samarco. Desses, 90% classificaram a visita como excelente, enquanto 10% avaliaram como muito boa. Para Danielli Gaiotti, gerente de Comunicação Corporativa da empresa, os resultados comprovam a eficácia do programa. “É um resultado muito gratificante e nos incentiva a continuar aprimorando o Programa de Visitas. O Samarco Aberta é uma excelente oportunidade de aproximação com nossos públicos de interesse e de troca de conhecimento, reforçando uma relação baseada no diálogo e confiança”, afirmou.
Glauciane Aparecida Batista, diretora da Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto, localizada em Antônio Pereira, Minas Gerais, destacou a importância da iniciativa para os alunos. “Apesar de a comunidade ficar bem próxima da Samarco, muitos dos nossos alunos não a conheciam e se inteiraram sobre as atividades da empresa durante uma visita. O programa é uma ótima oportunidade para isso”, disse.
Como participar do programa
As visitas são organizadas mensalmente, com agendamento prévio. Grupos de comunidades atendidas pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) e familiares de colaboradores têm agendas programadas regularmente. Interessados em conhecer as unidades podem solicitar a participação por e-mail: [email protected] (para a unidade de Minas Gerais) e [email protected] (para o Espírito Santo).