Samarco abre as portas da empresa para visitas externas

Saiba como agendar uma visita ao Complexo da Samarco em MG e ES

por Rodolpho Bohrer

A Samarco abriu as portas de suas instalações para visitas externas, através do programa Samarco Aberta, com o objetivo de estreitar relações com a sociedade e promover a transparência de seus processos. Entre janeiro e julho deste ano, 1.294 pessoas visitaram os complexos de Ubu, no Espírito Santo, e Germano, em Minas Gerais. O programa reflete o compromisso da empresa com uma mineração segura e sustentável, destacando sua busca por uma maior proximidade com as comunidades vizinhas.

Samarco abre as portas da empresa para visitas externas
Samarco promove visitas guiadas para comunidades e público acadêmico - Crédito: Jeferson Roccio

As visitas são voltadas principalmente para os moradores das áreas próximas às unidades, familiares de funcionários, participantes do Programa de Educação Ambiental (PEA), alunos de escolas públicas, membros da comunidade acadêmica, parceiros comerciais e acionistas. “O programa Samarco Aberta é importante para mostrar como atuamos, nosso compromisso com a segurança e nosso empenho em fazer uma mineração diferente e sustentável. Ao mesmo tempo, nos aproxima cada vez mais das comunidades, reforçando uma relação baseada no diálogo e confiança”, afirmou Danielli Gaiotti, gerente de Comunicação Corporativa da empresa.

No complexo Germano, em Mariana (MG), 873 pessoas participaram de 62 visitas realizadas entre janeiro e julho. Os visitantes puderam conhecer a mina, a usina, a planta de filtragem e o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), que opera 24 horas por dia, monitorando barragens e outras estruturas com cerca de 400 equipamentos de última geração. Essas visitas reforçam a preocupação da Samarco com a segurança e a transparência de suas operações, aspectos essenciais para fortalecer o diálogo com a sociedade.

Em Ubu, 421 visitantes participaram de 25 visitas durante o mesmo período. O roteiro inclui a Central de Operações Integrada (COI), o mineroduto, a Usina 4 e o Porto. Durante o tour, os participantes tiveram a oportunidade de ver e manusear pelotas de minério em diferentes estágios de produção, além de conhecerem de perto o funcionamento das operações da empresa. Essa experiência proporciona uma visão mais clara das práticas operacionais da Samarco, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

Para agendar uma visita, familiares de trabalhadores e participantes do PEA têm datas programadas mensalmente. Outros interessados podem solicitar visitas através dos e-mails: [email protected], para a unidade de Minas Gerais, e [email protected], para o Espírito Santo. O programa Samarco Aberta se consolida como uma importante ferramenta de diálogo e aproximação com as comunidades, promovendo uma mineração mais transparente e responsável.

author avatar
Rodolpho Bohrer
Sócio proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e redator do portal O Noroeste.
PUBLICIDADE Imagem clicável