Samarco e Senai celebram formação de 64 alunos em cursos técnicos

Formatura de alunos de quatro cidades marca nova etapa no desenvolvimento econômico e social promovido pela mineradora

por Rodolpho Bohrer

Em uma iniciativa voltada ao desenvolvimento econômico e social das comunidades ao redor de suas operações, a Samarco concluiu mais uma etapa de seu programa de capacitações, formando 64 alunos nos cursos de Técnico em Eletrotécnica, Instrumentista Industrial e Operador de Processo de Mineração. A cerimônia de formatura aconteceu no dia 31 de julho, no auditório do escritório da Samarco, em Mariana (MG), reunindo alunos provenientes de quatro municípios da região: Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara.

Alunos comemoram formatura em cursos técnicos promovidos pela Samarco em parceria com o Senai, no escritório da empresa em Mariana (MG) - Crédito: Otávio Honorato/Samarco

O programa, uma colaboração entre o setor de Recursos Humanos da Samarco e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), integra o projeto Força Local e visa à qualificação técnica de moradores das comunidades vizinhas, preparando-os para oportunidades futuras no mercado de trabalho. Os cursos oferecidos tiveram durações variadas, com 18 meses para a formação em Técnico em Eletrotécnica e cinco meses para as especializações em Operador de Processo de Mineração e Instrumentação Industrial.

A formatura representa um marco importante no processo de desenvolvimento das comunidades que circundam a Samarco. “A formatura desses 64 alunos é mais uma etapa do processo de desenvolvimento das comunidades vizinhas. Estamos trabalhando firme nesse propósito porque acreditamos que o investimento no aprendizado, somado ao esforço de cada um desses alunos, poderá impactar positivamente na transformação de vidas e das comunidades que fazem parte. Ficamos felizes em ver o auditório cheio, com tantos alunos buscando se desenvolver em prol de um futuro melhor”, declarou Alan Resende, analista de Recursos Humanos da Samarco.

A capacitação dos alunos não apenas amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho regional, como também fortalece o vínculo com a Samarco, que tem a possibilidade de absorver parte desses profissionais em futuras oportunidades, tanto em seus quadros diretos quanto por meio de empresas contratadas.

Um exemplo concreto do impacto positivo do programa é a história de Sirlene Araújo, moradora de Mariana e participante do curso de Operador de Processo de Mineração. Ela celebrou sua recente contratação pela Samarco e destacou os múltiplos benefícios trazidos pela capacitação: “Esse curso abriu muitas portas. Primeiro, a porta do conhecimento, que a gente nunca perde; a segunda porta foi conhecer pessoas porque a gente não vive sozinho; e a terceira foi a porta do emprego, porque me abriu oportunidades profissionais”, relatou.

A parceria entre a Samarco e o Senai é apontada como uma peça-chave na criação de novas oportunidades tanto para os alunos quanto para a própria empresa, que busca consolidar sua força de trabalho nas localidades próximas. Segundo Edmilson Freitas, gerente de Beneficiamento da Samarco, “a parceria com o Senai gera oportunidades para quem precisa ter mais conhecimento, uma profissão, e também para a própria empresa porque estamos formando mais força de trabalho nas comunidades vizinhas”.

O gerente do Senai de Mariana, Brian Guimarães, endossou essa perspectiva ao destacar o impacto econômico que a formação técnica proporciona à região. “São quatro turmas que foram desenhadas com foco direcionado para o mercado de trabalho, que tem grandes demandas e que exigem profissionais muito qualificados, que vão exercer essas atividades e agregar ao desenvolvimento econômico”, afirmou Guimarães.

Essa colaboração contínua entre a Samarco e o Senai demonstra como iniciativas focadas em qualificação profissional podem gerar benefícios mútuos. Ao mesmo tempo em que oferecem novas perspectivas de emprego para os participantes, fortalecem a cadeia produtiva regional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cidades envolvidas.

author avatar
Rodolpho Bohrer
Sócio proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e redator do portal O Noroeste.