Altas temperaturas e ausência de chuva. Essa combinação pode resultar em falta de água na torneira. Por este motivo, a Saneouro alerta a população de Ouro Preto em relação ao uso racional da água, sem desperdícios, para o enfrentamento das próximas semanas.
O superintendente da empresa, Evaristo Bellini, conta que o nível de alguns mananciais que abastecem o município, tanto na sede quanto em distritos, vem diminuindo. “As últimas chuvas regulares em Ouro Preto aconteceram em abril”, lembra.
Além disso, desde o último final de semana as temperaturas subiram na cidade, o que gera maior consumo de água. A previsão do tempo aponta para calor ao longo dos próximos dias. “É hora de um esforço coletivo, de cada cidadão e da empresa, para que não falte água”, diz.
Ele informa que no final de semana dos dias 17 e 18 de agosto a Saneouro disponibilizou 230 mil litros de água em Ouro Preto via caminhões pipa para garantir a disponibilidade.
Para o consumo racional da água, basta que cada um adote medidas simples em seu dia a dia, sem abrir mão dos hábitos de higiene pessoal e de cuidados com a casa.
Veja as dicas da Saneouro para o consumo racional da água:
HIGIENE
- Tome banhos curtos, de no máximo 10 minutos.
- Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes.
- Lugar de papel higiênico é no lixo. Se jogado no vaso, exige maior quantidade de água na hora da descarga.
NA COZINHA
- Deixe a torneira da pia fechada enquanto ensaboa a louça.
- A água com que você cozinhou os alimentos fica rica em nutrientes como vitaminas e minerais. Pode, portanto, ser reaproveitada no preparo de outros pratos ou para regar plantas.
- A água em que jogamos água sanitária para higienizar frutas e verduras pode ser reaproveitada no vaso sanitário e na faxina.
NA ÁREA
- Utilize a lavadora de roupas sempre em sua capacidade máxima. Ou seja: é melhor juntar roupas e fazer uma única lavagem do que fazer constantes pequenas lavagens.
- A água utilizada na lavadora de roupas pode ser reaproveitada na faxina ou para limpar quintais.
QUINTAIS
- Para lavar quintais, garagens, passeios e carros, troque a mangueira pelo balde de água. O consumo é bem menor e o resultado é o mesmo.
- Na hora de regar as plantas, um regador gasta muito menos água que a mangueira.
EM TODA A CASA
- Vigie sempre as torneiras e não deixe nenhuma delas pingando.
- Verifique sempre se não há vazamentos em sua casa, inclusive na caixa d´água. Se encontrar algum, elimine imediatamente.
Fonte: Saneouro