Saneouro recebe licenciamento ambiental para ETE São Bartolomeu

Mudança no ponto de descarte visa preservar o Rio das Velhas

No dia 24 de junho, a Saneouro recebeu o licenciamento ambiental necessário para a operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do distrito de São Bartolomeu, após modificar o ponto de descarte das águas tratadas para o Rio das Velhas. Esta mudança visa a melhoria das condições de vida e a preservação do importante manancial do Estado, cuja nascente está localizada em Ouro Preto.

Saneouro recebe licenciamento ambiental para ETE São Bartolomeu
ETE São Bartolomeu - Crédito: divulgação/Saneouro

A reclassificação do Rio das Velhas pela legislação ambiental foi um fator determinante para esta mudança. Anteriormente, no ponto de descarte tradicional, o rio era classificado como classe 1. Com a nova classificação especial, a Saneouro teve que alterar o ponto de emissão, implantando cerca de 1.000 metros de rede para atender às novas exigências.

O superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini, destacou a importância do saneamento básico para a promoção da saúde e qualidade de vida, afirmando que a obra em São Bartolomeu é um exemplo claro desse compromisso.

A ETE São Bartolomeu é a única estação de tratamento de esgoto em operação pela Saneouro em Ouro Preto, tratando cerca de 0,67% do esgoto coletado no município. Além disso, a empresa obteve, em fevereiro de 2024, o licenciamento para iniciar as obras da Estação de Produção de Água de Reúso Osso de Boi, que tratará 100% do esgoto coletado na sede do município.

Equipes de Engenharia da Saneouro estão atualmente avaliando as soluções tecnológicas mais adequadas para o tratamento de esgoto nos outros 11 distritos de Ouro Preto, considerando as características específicas de cada localidade.

Veja também: