UFOP conquista aprovação da Capes para pioneiro mestrado em Empreendedorismo

por Rodolpho Bohrer

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o lançamento de um novo programa de pós-graduação: o Mestrado Acadêmico em Empreendedorismo e Inovação (Propei). Esse será o primeiro mestrado no Brasil com foco específico nessa área, a partir de uma proposta interdisciplinar que visa capacitar profissionais para enfrentar desafios do mercado e contribuir com o desenvolvimento regional.

UFOP conquista aprovação da Capes para pioneiro mestrado em Empreendedorismo
Imagem ilustrativa

O mestrado será ofertado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) e contará com aulas presenciais. O programa foi estruturado para atender a uma crescente demanda por formação especializada em empreendedorismo e inovação, com uma proposta inovadora que une teoria e prática.

Linhas de Pesquisa e Objetivos

O Propei tem três principais linhas de pesquisa:

  • Empreendedorismo, Estudos Organizacionais e Desenvolvimento Econômico;
  • Tecnologia, Inovação e Transformação Digital;
  • Empreendedorismo Criativo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável.

O curso foi planejado para preparar os alunos para atuar em suas comunidades e setores, aplicando métodos práticos como workshops, simulações e projetos para resolver problemas reais do mercado. A área de concentração do curso será voltada para o desenvolvimento regional, e contará com disciplinas que combinem teoria e prática, fortalecendo competências aplicáveis ao mercado.

A professora Fernanda Boava, coordenadora do Propei, destaca que o projeto é inovador devido à sua natureza interdisciplinar: “A aprovação foi uma conquista muito grande pelo nosso departamento, mas contou com a perspectiva interdisciplinar e apoio de várias outras áreas para que se tornasse viável e possível, como o Direito, a Engenharia de Minas e a Computação. Toda essa proposta interdisciplinar é que dá [a ele] um caráter tão relevante”, afirma.

Impacto para a UFOP e Comunidade Acadêmica

Além de beneficiar os alunos, o Propei também será uma oportunidade de capacitação para servidores públicos que desejam aprimorar suas habilidades. O pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFOP, Douglas da Silva Tinti, ressaltou a importância do programa para a instituição: “Ter na UFOP um Programa que se dedicará à temática certamente será um ponto forte para nossa Instituição”. Ele acrescenta que o Propei está em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade e destaca a importância da inovação como um critério fundamental para a próxima avaliação quadrienal da Capes (2025-2028).

O mestrado também possui parcerias com instituições de destaque, como o Instituto Tecnológico Vale (ITV), a Efí Bank, e a Embrapii UFOP Escola de Minas, que fortalecerão ainda mais a formação dos alunos, proporcionando oportunidades de integração com o mercado.

Perspectiva Futuras

O Mestrado Acadêmico em Empreendedorismo e Inovação da UFOP é um marco para a universidade e para o Brasil, abrindo portas para uma nova abordagem na educação voltada ao desenvolvimento econômico e tecnológico. O curso é uma resposta direta à crescente demanda por profissionais capacitados em resolver problemas inovadores, contribuindo para a formação de líderes empreendedores comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

author avatar
Rodolpho Bohrer
Sócio proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e redator do portal O Noroeste.