Vale abre inscrições para formação de Banco de Talentos para eletricistas, mecânicas, soldadoras e vulcanizadoras

Inscrições abertas até 2 de outubro

por Rodolpho Bohrer

A Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, anunciou a abertura de inscrições para a formação de um Banco de Talentos destinado exclusivamente a mulheres. O objetivo é formar um cadastro de reserva para futuras oportunidades no Porto de Tubarão, localizado no Espírito Santo, visando impulsionar a inclusão de mulheres em funções técnicas na companhia.

Vale abre inscrições para formação de Banco de Talentos para eletricistas mecânicas soldadoras e vulcanizadoras
Crédito: Marcus Vinicius Figueiredo Orlandi de Simoni

As interessadas em participar do processo seletivo devem se inscrever até o dia 2 de outubro, por meio do site oficial da Vale: www.vale.com/oportunidades. As vagas contempladas no Banco de Talentos são para eletricistas, mecânicas, soldadoras e vulcanizadoras, com foco em candidatas que tenham ensino médio completo, curso profissionalizante e experiência nas áreas mencionadas.

Inscrições abertas até 2 de outubro

As inscrições para o Banco de Talentos são voltadas para mulheres que possuem disponibilidade para morar na Grande Vitória. A Vale busca promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado, conforme explica Adriano Mansk, diretor do Porto de Tubarão: “Valorizamos um ambiente de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo, com talentos plurais e oportunidades equânimes. A diversidade potencializa a nossa capacidade de trazer soluções inovadoras e sustentáveis para as nossas atividades e para a sociedade”.

O Banco de Talentos é uma forma de criar um pipeline de profissionais qualificadas para futuras oportunidades, mantendo a Vale preparada para preencher essas posições à medida que novas demandas surgem na operação do Porto de Tubarão.

Processo seletivo em etapas

O processo seletivo será realizado em duas fases principais. Inicialmente, as candidatas passarão por um painel de avaliações de conhecimento e uma entrevista virtual com o setor de recursos humanos da Vale, seguida de uma segunda rodada de entrevistas com a equipe de gestão da companhia.

À medida que surgirem as vagas efetivas, as selecionadas no Banco de Talentos serão convocadas para prosseguir nas etapas complementares do processo, que incluem avaliação psicológica, exames médicos e a entrega de documentos.

Benefícios oferecidos pela Vale

Além de atuar em uma das maiores empresas do setor, as candidatas admitidas terão acesso a uma série de benefícios, que incluem:

  • Assistência médica
  • Seguro de vida
  • Participação nos lucros e resultados
  • Reembolso para creche e pré-escola para empregadas
  • Incentivo à prática de atividades físicas (Gympass)
  • Programa Apoiar, que oferece suporte jurídico, financeiro e psicológico aos empregados
  • Vale-alimentação
  • Refeitório no local de trabalho
  • Transporte ao local de atuação, entre outros.

Com um olhar voltado para a diversidade e inclusão, a Vale reforça seu compromisso em oferecer oportunidades que promovam um ambiente de trabalho equânime e diversificado, dando às mulheres a chance de se destacarem em áreas tradicionalmente ocupadas por homens.

Contribuição para a diversidade no mercado de trabalho

A iniciativa da Vale de abrir um Banco de Talentos exclusivo para mulheres em cargos técnicos no Porto de Tubarão é um exemplo de como as empresas podem contribuir ativamente para a inclusão e equidade de gênero no mercado de trabalho. Ao dar visibilidade às mulheres em funções técnicas, a companhia fortalece sua política de valorização da diversidade e aposta no desenvolvimento de soluções mais inovadoras e sustentáveis.

As profissionais selecionadas poderão atuar em uma das maiores empresas do setor, contribuindo para o avanço de suas carreiras e, ao mesmo tempo, integrando uma equipe comprometida com a excelência operacional e o crescimento contínuo.

author avatar
Rodolpho Bohrer
Sócio proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e redator do portal O Noroeste.