Vale retoma produção na Usina 1 de Vargem Grande e expande capacidade produtiva

por Rodolpho Bohrer

A Vale anunciou o início do comissionamento da Usina 1 de Vargem Grande, localizada em Minas Gerais, marcando um passo significativo para a retomada da produção de minério de ferro no complexo. O projeto, que integra o plano estratégico da empresa para expandir suas operações, visa não apenas aumentar a capacidade produtiva, mas também melhorar a qualidade do minério e minimizar impactos ambientais.

Vale retoma produção na Usina 1 de Vargem Grande e expande capacidade produtiva
Crédito: Divulgação / Vale

A Usina 1 de Vargem Grande, que já operava em umidade natural desde 2019, agora conta com a estrutura necessária para retomar aproximadamente 15 milhões de toneladas por ano (Mtpa) de produção de minério de ferro. A operação havia sido restringida devido a limitações na disposição de rejeitos na barragem de Vargem Grande, que atualmente passa por um processo de descaracterização.

O projeto incluiu a adequação do circuito hídrico e a execução do sistema de contenção de resíduos da Usina 1, incluindo a implementação de novos ativos. Essas ações permitirão a retomada das operações de concentração a úmido, um avanço que deverá melhorar a qualidade média do minério de ferro em 2% de ferro contido, aproximadamente.

“A expansão do Complexo Vargem Grande foi concluída em linha com o orçamento e com o início do comissionamento antecipado em um mês. O projeto representa um importante passo em direção ao guidance de produção de minério de ferro de 340-360 Mt em 2026, resultando em melhora na qualidade do portfólio de produtos, maior capacidade produtiva e maior flexibilidade operacional”, informa a Vale.

A Vale tem se comprometido em adotar tecnologias que reduzam a dependência de barragens, e o projeto de expansão da Usina 1 reflete essa nova abordagem. Cerca de 80% dos rejeitos gerados pela Usina 1 serão filtrados e empilhados a seco, o que é considerado um avanço importante para a segurança e sustentabilidade das operações.

Em 2021, foi inaugurada a planta de filtragem de rejeitos de Vargem Grande, com capacidade para filtrar todo o rejeito gerado pelo complexo. Esse processo de filtragem não só alinha a operação com as novas diretrizes ambientais da empresa, mas também reforça o compromisso da Vale com práticas mais seguras e sustentáveis.

Segundo a Vale, “o projeto consistiu na adequação do circuito hídrico e na execução do sistema de contenção de resíduos da Usina 1, incluindo a implementação de novos ativos, o que permitirá a retomada das operações de concentração a úmido”. Com essa nova forma de operar, a empresa busca ampliar sua produção enquanto mitiga riscos ambientais.

Com a conclusão da expansão da Usina 1, a Vale está mais próxima de atingir sua meta de produção de 340-360 milhões de toneladas de minério de ferro em 2026. A retomada da produção na Usina 1 representa um passo estratégico para a empresa, que visa aumentar não apenas a quantidade, mas também a qualidade dos seus produtos, otimizando seu portfólio e garantindo maior flexibilidade operacional.

author avatar
Rodolpho Bohrer
Sócio proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e redator do portal O Noroeste.
PUBLICIDADE Imagem clicável