EPR Via Mineira recupera 17 km de pavimento da BR-040 em 30 dias, superando expectativas

Concessionária promove melhorias significativas na rodovia em curto período e enfrenta desafios após assumir trecho de Belo Horizonte a Juiz de Fora

EPR Via Mineira recupera 17 km de pavimento da BR-040 em 30 dias, superando expectativas

Em seus primeiros 30 dias de operação, a EPR Via Mineira, concessionária responsável pela administração da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, realizou 2.439 atendimentos viários e promoveu uma recuperação notável da infraestrutura da rodovia. De 6 de agosto a 5 de setembro, mais de 17 quilômetros de pavimento foram revitalizados, além da instalação de 200 novas placas de sinalização. As equipes de manutenção aplicaram mais de 7 mil toneladas de asfalto e removeram 30 toneladas de lixo acumulado nas pistas.

Eric de Almeida, diretor-executivo da EPR Via Mineira, destacou que “as obras de revitalização estão avançando em ritmo acelerado, envolvendo desde a melhoria de pavimentos até a restauração de sinalizações”. As operações visam garantir segurança e qualidade para os usuários da rodovia.

Atendimento em ritmo intenso e ações emergenciais

Durante esse primeiro mês, as equipes da concessionária foram acionadas em média 79 vezes por dia, com intervenções que incluíram desde serviços de mecânica até o atendimento a acidentes e incêndios. Do total de ocorrências, 1.223 foram relacionadas a panes mecânicas, 118 a acidentes e 92 a incêndios.

Para garantir a segurança dos motoristas, a EPR Via Mineira mantém viaturas de inspeção em patrulhamento constante, 24 horas por dia. O Centro de Controle Operacional (CCO) coordena os atendimentos e recebe chamadas de emergência. Nos primeiros 30 dias, o CCO registrou 2.636 ligações de usuários da rodovia.

Investimentos em infraestrutura e novos projetos

Como parte do contrato de 30 anos, a concessionária tem um compromisso de investimento de R$ 8,7 bilhões ao longo do período, com foco na duplicação de 164 km da rodovia, além da adição de 42 km de faixas e a construção de passarelas e novas instalações de iluminação. Nos primeiros sete anos, serão aplicados R$ 3,2 bilhões em melhorias, incluindo a modernização de trechos críticos para aumentar a segurança e a fluidez do tráfego.

Esses investimentos não apenas melhorarão a experiência dos motoristas, mas também impulsionarão o desenvolvimento econômico regional, gerando R$ 9 milhões anuais em ISS para os municípios ao longo do trecho concedido.

Intervenções prioritárias e otimização do fluxo viário

Entre as ações mais significativas dos primeiros 100 dias de concessão, a EPR Via Mineira finalizou, em 8 de setembro, melhorias no Trevo de Moeda, em Itabirito. As obras visam otimizar o fluxo de veículos, com a criação de uma nova faixa de aceleração e melhorias no pavimento, proporcionando maior segurança para os motoristas que entram na BR-040.

O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, ressaltou que “as intervenções, como a revitalização asfáltica, estão sendo feitas no período noturno para minimizar impactos para os usuários”. Sampaio acrescentou que o balanço inicial da concessão é positivo, superando as expectativas do governo.

Atendimento ao usuário: uma prioridade

A EPR Via Mineira opera com cinco Bases de Atendimento ao Usuário, localizadas em Nova Lima, Congonhas, Carandaí, Barbacena e Santos Dumont. Essas bases oferecem suporte para emergências, com ambulâncias, guinchos leves e pesados, viaturas de inspeção de tráfego e caminhões de combate a incêndio. Além disso, os motoristas têm acesso a banheiros e água potável nesses pontos de apoio.

Durante o primeiro mês de operação, foram registrados 837 atendimentos solicitados diretamente pelos motoristas, enquanto 1.602 ocorreram de forma proativa pelas equipes que patrulham os 232 quilômetros do trecho concedido.

A saída da Via 040 e a transição para a EPR Via Mineira

A concessão da BR-040 anteriormente era operada pela Via 040, empresa que enfrentou dificuldades para cumprir suas metas de investimentos, o que resultou na devolução do contrato à União. A Via 040 deixou a concessão da rodovia após várias tentativas de renegociação e a incapacidade de arcar com os custos de duplicação previstos no contrato original. A transição para a EPR Via Mineira faz parte do processo de reequilíbrio econômico-financeiro das concessões de rodovias federais.

Agora, com a EPR Via Mineira à frente, espera-se um ritmo mais acelerado de investimentos e melhorias, dado o compromisso da nova concessionária em cumprir suas obrigações contratuais e realizar as obras de modernização necessárias.

Trecho crítico entre Ouro Preto e Congonhas será o primeiro a ser duplicado

Crédito: EPR Via Mineira.

A duplicação da BR-040 terá início em 2026, começando pelo trecho mais crítico entre  Ouro Preto e Congonhas. As informações são do jornal Estado de Minas. O anúncio foi feito durante um evento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Belo Horizonte.

Futuro promissor para a BR-040

Com uma visão de longo prazo, a EPR Via Mineira busca consolidar-se como uma referência na gestão de rodovias no Brasil. As obras em andamento e os investimentos previstos devem não apenas elevar o padrão de qualidade da BR-040, mas também garantir maior segurança, conforto e desenvolvimento econômico para as comunidades atendidas.

Sobre a EPR

A EPR é uma plataforma de investimentos em infraestrutura e atua em concessões de rodovias e mobilidade. O grupo busca a excelência na prestação de serviços aos usuários por meio da realização de investimentos consistentes para modernização e manutenção das rodovias concedidas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões em que opera. A EPR tem como compromisso manter as pessoas conectadas e no centro de suas ações. Para isso, adota soluções de mobilidade sustentáveis e modernas, que priorizam a segurança e o conforto dos usuários nas rodovias. Além da EPR Via Mineira, o grupo administra outras quatro concessões, que totalizam mais de 2,3 mil quilômetros de rodovias, sendo: o lote 2 do Programa de Concessões Federal no Paraná (EPR Litoral Pioneiro) e três concessões junto ao Governo do Estado de Minas Gerais (EPR Triângulo, EPR Sul de Minas e EPR Vias do Café).

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