A EPR Via Mineira, concessionária responsável pela gestão de 232 km da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, está em um momento crucial de suas operações. Desde que assumiu a concessão em agosto de 2024, a empresa tem implementado uma série de melhorias na rodovia, que vão desde obras estruturais até iniciativas ambientais. Entre os esforços mais notáveis está a remoção de 90 toneladas de lixo das margens da rodovia, em uma ação que destaca o compromisso da concessionária com a preservação do meio ambiente e a segurança dos usuários.
A BR-040 é uma das principais vias de escoamento de produção industrial e agrícola de Minas Gerais, servindo como uma rota fundamental para o transporte de mercadorias e mobilidade regional. No entanto, o descarte irregular de lixo nas suas margens sempre foi um desafio, comprometendo a segurança e a qualidade da infraestrutura. Agora, sob a gestão da EPR Via Mineira, ações coordenadas estão sendo realizadas para limpar e modernizar a rodovia.
Centro de Controle Operacional e Plano de Modernização
Parte dos esforços da concessionária também se concentram no aprimoramento da capacidade operacional da BR-040. No início de outubro, a EPR Via Mineira inaugurou seu Centro de Controle Operacional (CCO) no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, um marco no gerenciamento do tráfego e na resposta a emergências. O CCO opera 24 horas por dia, monitorando o tráfego e coordenando ações de emergência em tempo real. Essa estrutura otimiza as operações da concessionária, permitindo uma resposta rápida a incidentes e melhorando a segurança para motoristas que utilizam a rodovia.
Durante a inauguração do CCO, Eric de Almeida, diretor-executivo da EPR Via Mineira, enfatizou a importância dessa nova estrutura para o sucesso da operação da BR-040. “O CCO é um marco na operação da BR-040, trazendo uma capacidade de resposta significativamente mais ágil e segura para os motoristas que utilizam essa importante via de escoamento. Nossa prioridade é garantir fluidez e segurança no tráfego, e este centro será essencial para otimizar as operações da concessionária”, afirmou Almeida.
Além da inauguração do CCO, a concessionária apresentou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a prefeitos da região uma maquete eletrônica que detalha os planos de modernização da BR-040 ao longo dos 30 anos de concessão. Entre os projetos mais importantes estão a duplicação de 164 km de rodovia, a criação de 42 km de novas faixas, além da instalação de passarelas, viadutos e iluminação em áreas de maior risco.
Retirada de 90 toneladas de lixo: um esforço ambiental necessário
A retirada das 90 toneladas de lixo das margens da BR-040 foi uma ação essencial para a preservação ambiental e segurança dos motoristas. O acúmulo de lixo ao longo da rodovia pode aumentar o risco de acidentes e, ao mesmo tempo, prejudicar a fauna e flora locais. Com isso em mente, a EPR Via Mineira também realizou a roçagem de 496 km de vegetação e a limpeza de 60 km de sistemas de drenagem, como parte de seu Plano de 100 dias, um conjunto de ações para atacar os pontos críticos da rodovia em curto prazo.
A manutenção regular da rodovia, incluindo a remoção de lixo e a limpeza de sistemas de drenagem, é fundamental para garantir a segurança e o funcionamento eficaz da infraestrutura. As intervenções imediatas já estão mostrando resultados positivos, e a expectativa é que essas ações de limpeza e conservação se tornem parte permanente da operação da concessionária.
Obras de infraestrutura e segurança rodoviária
Além das questões ambientais, a EPR Via Mineira tem se concentrado em resolver problemas históricos de infraestrutura na BR-040. O Trevo de Moeda, em Itabirito, foi uma das áreas que já recebeu melhorias significativas. Em setembro, a concessionária concluiu a instalação de 20 postes de iluminação LED e criou uma faixa de aceleração para melhorar a segurança na entrada e saída de veículos do trevo. Essa obra atende a antigas reivindicações da população local, que relatava dificuldades em utilizar o trevo de forma segura, especialmente durante a noite.
Até o momento, a concessionária já recuperou 41 km de pavimento, pintou 168 km de faixas e instalou 285 novas placas de sinalização. Esses números refletem o comprometimento da EPR Via Mineira em entregar uma rodovia mais segura e moderna, capaz de suportar o aumento constante de veículos e de atender às necessidades dos motoristas que dependem da BR-040.
Emergências e atendimentos
Desde o início da concessão, a EPR Via Mineira também tem mostrado eficiência no atendimento a emergências ao longo da BR-040. Nos dois primeiros meses de operação, a concessionária realizou mais de 5 mil atendimentos emergenciais, dos quais 1.196 foram remoções de veículos, 388 atendimentos pré-hospitalares e 151 incêndios. O balanço também incluiu 230 acidentes e 2.552 panes mecânicas.
O diretor-executivo da EPR Via Mineira, Eric de Almeida, reforçou que esses atendimentos demonstram o compromisso da concessionária com a segurança dos motoristas. “A BR-040 é uma das principais vias de escoamento da produção industrial e agrícola de Minas Gerais, e esses primeiros resultados mostram nosso comprometimento em entregar uma rodovia mais segura e eficiente”, afirmou.
Impacto econômico e desenvolvimento regional
As obras e melhorias na BR-040 também têm um impacto econômico significativo para os municípios ao longo da rodovia. A EPR Via Mineira estima que sua operação contribua com cerca de R$ 9 milhões anuais em Imposto Sobre Serviços (ISS) para as cidades da região. Esses recursos, combinados com os investimentos diretos na rodovia, ajudarão a impulsionar o desenvolvimento econômico local, criando oportunidades para novos negócios e gerando empregos.
Luciano Louzane, diretor-presidente do Núcleo Minas Federais da EPR, destacou que o impacto das obras vai além da segurança viária. “O aumento da eficiência logística proporcionado pela modernização da rodovia vai gerar oportunidades econômicas para os municípios ao longo da BR-040, criando um ciclo virtuoso de crescimento regional”, explicou Louzane.
Futuro da BR-040
A modernização da BR-040 está apenas começando. A concessão de 30 anos prevê investimentos totais de R$ 8,7 bilhões, dos quais R$ 3,5 bilhões serão aplicados nos primeiros sete anos. A expectativa é que, ao longo desse período, a rodovia se torne um modelo de eficiência e segurança, servindo como exemplo para outras estradas concessionadas no Brasil.
Além das melhorias imediatas, a EPR Via Mineira planeja implementar novas tecnologias para monitoramento de tráfego e gestão de incidentes, sempre com o objetivo de oferecer uma experiência mais segura e confortável aos motoristas.