Mineradora Kinross anuncia novas vagas de emprego em Minas Gerais

por Rodolpho Bohrer

Se você está em busca de emprego, a Kinross Brasil Mineração tem boas notícias. A empresa, que atua na mineração, beneficiamento e venda de ouro, está oferecendo vagas na cidade de Paracatu, Minas Gerais. A mina Morro do Ouro é onde a empresa opera.

Mineradora Kinross anuncia novas vagas de emprego em Minas Gerais
Crédito: reprodução/Kinross

Neste fim de outubro de 2024, a mineradora está recrutando profissionais para diversos cargos, incluindo analista controle gestão, analista sênior facilities, auxiliar operações – hidrometalurgia, chefe departamento operações lavra e supervisor(a) manutenção moagem. Se você deseja uma nova oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.

Vagas abertas na Kinross

Entre as vagas anunciadas, estão:

  • analista controle gestão
  • analista sênior facilities
  • auxiliar operações – hidrometalurgia
  • chefe departamento operações lavra
  • supervisor(a) manutenção moagem

Essas posições exigem qualificações específicas, além de experiência na área de atuação. A Kinross também oferece a possibilidade de cadastro no seu banco de talentos, o que permite que profissionais se candidatem para futuras oportunidades compatíveis com seus perfis. “Esse tipo de oportunidade tem características diferentes das demais vagas, pois seu objetivo principal é que as empresas possam ter pessoas candidatas cadastradas e qualificadas em seu banco de talentos. Assim, quando surgir uma oportunidade futura adequada será possível identificar, nesse banco de talentos, o melhor perfil para a posição que necessita”, explica a empresa.

Analista Controle Gestão

Descrição:

O (A) profissional irá apoiar a realização das rotinas administrativas da área, bem como elaborar, analisar e controlar orçamento e demais modelos de previsão dos custos e investimentos de projetos, respondendo pela consolidação das informações destes, controle de indicadores de custos, bem como atuar nos demais processos administrativos que envolvam suprimentos, pessoas e outros, apresentando relatórios que permitam o gerenciamento dos recursos financeiros e demais informações de suporte à tomada de decisão, sempre seguindo as diretrizes corporativas e garantindo o cumprimento dos procedimentos e normas estabelecidas.

Responsabilidades e atribuições:

  • Atuar na consolidação de informações relativas a CAPEX e OPEX, construindo MRF e suas respectivas atualizações, levantando as justificativas de desvios de custos (projetos ou operação), demandando provisão/reprovisão, rateios e outros ajustes contábeis/financeiros, realizando o controle da evolução de custos (mensais e anuais), bem como as projeções dos valores, assegurando a correta alocação conforme processos da empresa.
  • Elaborar e atualizar relatórios gerenciais de indicadores de operação (com foco em custos e contratos, não conformidades, produção e outros), bem como contribuir no planejamento de atividades da área visando o atendimento dos resultados, apresentando para a gestão visando a tomada de decisão.
  • Apoiar e/ou analisar as movimentações das contas contábeis, mediante verificação dos lançamentos efetuados no sistema, controlando saldos das contas , para garantir a apuração correta das informações e disponibilizar relatórios conforme demanda.
  • Dar o suporte aos gestores e demais profissionais, quanto à análise de KPIs e gestão recursos empregados nos processos e projetos da sua área, reportando tendências de contratos, consumos, custos ou outras informações administrativas pertinentes ao processo.
  • Consolidar informações ou realizar o fechamento das medições mensais dos contratos da área, analisando prazos, valores, aportes necessários, bem como indicadores de acompanhamento, controlando as previsões x realizado x projeção, para assegurar o cumprimento dos contratos de manutenção e a adequação ao orçamento previsto.
  • Contribuir para os processos de auditorias de contratos, disponibilizando as informações necessárias à comprovação do respeito aos procedimentos estabelecidos pela empresa, bem como atuar na regularização de inconvenientes e/ou adequação dos fluxos internos para assegurar o atendimento ao modelo definido pela empresa.
  • Realizar construção de planilhas, reportes e apresentações da área, conforme cronograma de encontros ou necessidades específicas e orientação da gestão. 
  •  Atuar no apoio aos profissionais de maior senioridade nos processos inerentes à sua de atuação usufruindo da experiência para o autodesenvolvimento.
  • Executar a implantação de planos de trabalho e procedimentos do setor, efetivando e acompanhando as ações técnicas necessárias, a fim de alcançar os objetivos e metas estabelecidas. 

Requisitos:

  • Formação superior completa;
  • Experiência corporativa básica;
  • Conhecimento do pacote Office.

Desejáveis

  • Formação em Administração, Contabilidade, Economia ou Engenharia ;
  • Experiência com processos administrativos;
  • Inglês intermediário/avançado.

Analista Sênior Facilities

Descrição:

O (A) profissional será responsável pela gestão de contratos da área acompanhando a performance dos contratos, gestão de orçamento e custo dos contratos, construção e reporte de indicadores e tarefas administrativas relacionadas as atividades da área Facilities.

Responsabilidades e atribuições:

  • Gerir contratos pertinentes a área de Facilities
  • Realizar pagamentos, medições e rotinas para garantia do pagamento de fornecedores
  • Fiscalizar o cumprimento do serviço contratado
  • Garantir o atendimento dos serviços contrados nos prazos acordados
  • Garantir a qualidade dos serviços contratados
  • Revisar procedimentos da área com foco na melhoria dos processos
  • Gerir orçamento e custo dos contratos sob sua responsabilidade
  • Desenvolver indicadores estratégicos para gestão dos contratos
  • Identificar melhorias e redução de custo dos contratos sob sua responsabilidade
  • Realizar requisições de serviços e materias para a área
  • Acompanhar ações relacionadas aos contratos no sistema Portal Sim
  • Realizar interface com as áreas administrativas e operacionais do site e atendimento aos clientes internos
  • Atender as demandas de auditoria interna e externa

Requisitos:

  • Ensino Superior completo em Engenharia ou Administração;
  • Experiência sólida em atividades relacionadas a facilities e gestão de contratos
  • Nível avançado de operacionalização de sistemas corporativos
  • Carteira de habilitação B;

Desejáveis:

  • Inglês intermediário;
  • Pós Graduação em áreas correlacionadas;
  • Experiência com sistema Sênior e JDE e Power BI.

Auxiliar Operações – Hidrometalurgia

Descrição:

O (A) profissional atuará nas áreas de amostragem ou suporte operacional, visando garantir a continuidade do processo, fornecer dados confiáveis para fechamento de balanço metalúrgico e de massas da planta. Além de garantir o 5 S da área. 

Responsabilidades e atribuições:

  • Executar as atividades conforme procedimentos de segurança, saúde e meio ambiente.
  • Utilizar corretamente EPI’s e EPC’s.
  • Realização de análise preliminar de riscos “APR” e Analise de segurança trabalho “AST” antes de iniciar a atividade.
  • Realização a organização e limpeza das áreas de trabalho cumprindo os procedimentos de disposição de resíduos e coleta seletiva para manter o local de trabalho sempre limpo e organizado, ser dono de área.
  • Operação equipamentos empilhadeira, bob cat e plataforma elevatória.
  •  Selecionar e utilizar adequadamente as ferramentas para a execução de suas atividades, responsabilizando-se pela conservação e organização.
  • Inspecionar equipamentos necessários ao desempenho da função conforme formulário de inspeção de veículos e utilitários, avaliando funcionamento mecânico e elétrico e integridade física, comunicar o superior imediato quando detectar anomalias para inserir na programação para correção, afim de garantir a integridade dos equipamentos e melhor performance evitando possíveis causas de acidentes ou perdas.
  •  Realizar coleta de amostras na planta e seguir procedimento de tratamento da mesma.
  • Cumprir os procedimentos operacionais visando garantir a qualidade da atividade.
  •  Ter interface com áreas afins fornecendo as informações para auxiliar nas tomadas de decisões visando aumentar a produtividade.
  • Acompanhar os resultados da planta.
  • Realização de reposição de insumos conforme necessidade operacional garantir a performance operacional da planta.
  •  Realização de pinturas nas estruturas e equipamentos conforme padrão de segurança e código de cores.
  • Executar limpeza manual interna e externa dos equipamentos dos circuitos de atuação e de seus componentes mecânicos.
  • Acompanhar inspeção dos equipamentos durante paradas e relatar as anomalias encontradas para a Supervisão.
  • Alimentar bloco de anotações afim de garantir o registro de informação geradas durante transporte de produção, insumos ou materiais.
  • Apoiar Análise de Falhas de Processos/Equipamentos que apresentaram anomalias identificadas como críticas para os processos da Kinross.
  • Participar de atividades de desenvolvimento, interna ou externamente, de interesse da empresa sempre que designado para tal.
  •  Desempenhar outras atividades quando solicitado pela chefia imediata, de acordo com políticas, objetivos e metas da Kinross.

Requisitos:

  • Ensino Médio completo;
  • Carteira de Habilitação categoria “B”.

Desejáveis:

  • Desejável conhecimento técnico de atividades do sistema produtivo para operações de equipamentos na área das instalações industriais na busca de melhor desempenho operacional.
  • Habilidades motoras adequadas garantindo a percepção e atuação imediata nas falhas durante a operação de equipamentos de forma a garantir a integridade física das pessoas e equipamentos.

Chefe Departamento Operação Lavra

Descrição:

O(A) Profissional será responsável pelo desmonte de rochas com explosivos e gestor de contrato com a empresa que executa o carregamento dos explosivos na Mina Morro do Ouro – Kinross Paracatu, assim como os custos e orçamentos de Perfuração de Rocha e Desmonte controlados através do conhecimento técnico da área.

Irá liderar o time de Engenheiros da Gerência de Mineração, alinhando as demandas técnicas para suprir as necessidades da área operacional como, projetos de Operação de mina, Infraestrutura de mina, CAPEX, planejamento estratégico, análises de KPI’s e treinamentos operacionais.

Responsabilidades e atribuições:

  • Responsável pela área de Perfuração e Desmonte de Rocha através do uso de explosivos industriais;
  • Assegurar que os padrões de segurança da empresa, normas federais e estaduais sejam impreterivelmente cumpridas através do sistema de atualização das normas e com apoio da área de SSMA em inspeções e auditorias;
  • Garantir que os valores e vibração e ruído gerados pela detonação estejam dentro dos limites permitidos pela legislação e também que afetem o mínimo a sensibilidade da comunidade vizinha, utilizando o que há de mais moderno no mercado global em tecnologia de controle de vibrações e com rigorosos controles no carregamento dos explosivos, garantindo assim uma maior confiabilidade e previsibilidade no processo;
  •  Implantar novas políticas e procedimentos dependendo da demanda da empresa ou caso sejam analisadas oportunidades de melhoria, sempre respeitando a legislação;
  • Estabelecer metas, definir responsabilidades e determinar prioridades a partir do 4PP da alta liderança, dividindo estas entre toda a equipe de engenharia;
  •   Acompanhar os custos da área, conclusão de trabalhos e alcance de metas, bem como assegurar o desenvolvimento da equipe através do programa de metas, constantemente  fazendo o update com a equipe e dando o suporte e recurso necessário para a realização das mesmas;
  • Guardião de todas as regulamentações e Normas relativas a Explosivos através do conhecimento avançado na área de explosivos e suas aplicações e garantindo o cumprimento dos padrões através de inspeções na área;
  • Ponto focal de Relações com Comunidade para a Gerência de Mineração, recebendo as demandas da área e direcionando a equipe mais indicada para a ação;
  •  Ponto focal de Segurança Patrimonial para a Gerência de Mineração, recebendo as demandas da área e direcionando a equipe mais indicada para a ação;
  •  Planejamento estratégico de curto prazo, envolvendo comunidade e tecnologias benéficas para a sustentabilidade do empreendimento, participando das reuniões de planejamento de curto, médio e longo prazo e buscando tecnologias, técnicas e recursos para que o trabalho seja realizado da forma mais sustentável possível, levando em consideração a Comunidade, Meio Ambiente, saúde e segurança dos empregados e custos envolvidos;
  •  Faz gestão de equipe. Tem autonomia para admitir, demitir e aplicar advertência.

Requisitos:

  • Ensino Superior em Engenharia de Minas;
  • Carteira Nacional de Habilitação categoria B;
  • Registro no Conselho Regional de Engenharia e arquitetura (CREA);
  • Experiência com Desmontes e perfuração de grande porte;
  • Conhecimento em informática no pacote Office.

Desejáveis:

  • Conhecimento e vasta vivência em área de lavra de mina a céu aberto;
  • Experiência entre 5 e 7 anos na área.
  • Inglês intermediário.

Supervisor(a) Manutenção Moagem

Descrição:

O (A) profissional deverá liderar e desenvolver a equipe de mecânicos para a realização de manutenções preventivas e corretivas da área de moagem, bombeamento (polpa, rejeito e água industrial), gravimetria, tubulação (polpa e água industrial) e tanques primários, bem como para a implementação de novos projetos na área de atuação, visando a alta disponibilidade e adequadas condições dos equipamentos e instalações de sua respectiva área, fazendo cumprir as normas técnicas e procedimentos de trabalho, sempre em conformidade com os padrões de saúde, segurança e meio ambiente.

Responsabilidades e atribuições:

  •  Planejar, coordenar e controlar as atividades de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e instalações da área de atuação, utilizando os manuais e tabelas específicas como linhas de referência para a execução das manutenções, assegurando seu adequado estado, disponibilidade e funcionamento operacional.
  • Organizar e supervisionar as atividades de manutenção programada e corretiva sob sua responsabilidade, efetuando a distribuição das tarefas específicas conforme as necessidades, programação e a disponibilidade de recursos, de acordo com os procedimentos internos e normas de segurança vigentes, visando garantir a funcionalidade e disponibilidade de máquinas e equipamentos para atender ao planejamento, os indicadores de desempenho, as metas de produção e qualidade exigidas.
  • Implementar projetos de melhorias contínuas alinhados com as diretrizes do departamento, visando a segurança, efetividade da operação, redução de custos, maior disponibilidade dos equipamentos e a prolongação de sua vida útil.
  • Supervisionar a realização de inspeções sensitivas e com utilização de equipamentos específicos, com abertura de OSs da manutenção, assegurando o cumprimento do fluxo para alimentação do Planejamento e Programação da manutenção.
  • Participar das reuniões de programação semanal e de paradas programadas, avaliando o backlog (carteira de trabalhos) e apoiando a priorização das atividades, a fim de atender às necessidades e garantir índice de cumprimento conforme política da empresa.
  •  Dar suporte ao superior imediato na elaboração dos orçamentos OPEX e CAPEX buscando orçamentos assertivos e com agregação de valores e resultado para a companhia.
  •  Garantir que novos equipamentos e instalações em sua área atendam aos padrões e requisitos descritos no manual engenharia e SSMA, com o suporte de engenheiro responsável, para tal participar ativamente ou designar representantes técnicos nas etapas de comissionamento e startup.
  • Trabalhar alinhado aos KPI’s de monitoramento de performance da manutenção através dos indicadores MTTR, MTBF, Backlog, Aderência de paradas, entre outros, visando a eficiência, disponibilidade e utilização.
  •  Atuar no desenvolvimento e engajamento da equipe, realizando interlocução contínua e transparente, orientando as correções necessárias através de feedbacks individualizados e para o time, bem como fazendo os reconhecimentos de relevância para estimular a motivação das pessoas, sua contribuição ao melhoramento contínuo e o adequado clima de trabalho.
  • Capacitar equipe, identificando gaps técnicos e comportamentais, estabelecendo treinamentos e garantindo a participação dos colaboradores nas atividades de formação, para melhoria contínua da qualidade das entregas.
  • Atuar para a divulgação interna das informações institucionais da empresa, englobando valores, metas e outras que sejam importantes, assegurando que os membros da equipe assimilem e se comprometam com os temas organizacionais.
  • Garantir o sigilo e confidencialidade das informações inerentes aos processos aos quais tem acesso e conhecimento.
  •  Atuar na gestão da administração de pessoal, atuando nos processos seletivos, gestão de ponto, férias entre outros, assegurando as informações e interlocuções necessárias com o RH para consecução dos processos e problemas.

Requisitos:

  • Técnico em Mecânica ou áreas afins, ou curso superior em áreas afins.
  • Experiência acima de 3 anos com vivência em Moagem
  • Experiência em manutenção de equipamentos industriais correspondentes aos processos de mineração, beneficiamento e hidrometalurgia.
  • Registro Conselho profissional.

Desejáveis:

  • Formação superior em Engenharias ou Administração (neste caso, complementar ao curso técnico).
  •  Inglês intermediário.
  • CNH Categoria ‘B’.

Como se candidatar

O cadastro em alguma das vagas de emprego mencionadas, nos banco de talentos ou no programa de aprendizagem pode ser feito pelo site kinross.gupy.io. Por ele, o candidato pode consultar todas as informações sobre a vagas desejada, como benefícios, requisitos e prazos.

Importante empresa no ramo minerário, hoje a Kinross é responsável por 22% dos postos de trabalho em Paracatu. Na cidade mineira, já são 1.800 empregos diretos e quase 4 mil contratados.

A remuneração oferecida inclui salário e uma gama de benefícios. Entre esses benefícios estão o Plano de Saúde e Plano Odontológico, que funcionam com coparticipação. Além disso, há a Participação nos Resultados (PR), Previdência Privada e Seguro de Vida. A alimentação, transporte e kits como o Kit Escolar e o Kit Natal também são parte do pacote de benefícios. Adicionalmente, há um Programa de Aconselhamento disponível.

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