Na noite deste sábado, 16 de novembro, o Athletico venceu o Atlético-MG por 1 a 0, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. Este foi o último jogo adiado da temporada, encerrando o ciclo de ajustes no calendário e colocando todas as equipes em igualdade, com 33 partidas disputadas.
Dessa forma, enfim, após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano, além de adiamentos por conta de jogos da Seleção Brasileira e outros campeonatos que os clubes participavam, finalmente o Campeonato Brasileiro, já na reta final, chega em equidade de partidas para todos os 20 competidos. Cada equipe tem 33 partidas jogadas.
Com o término da última partida atrasada, o Campeonato Brasileiro chega à 34ª rodada com uma classificação mais precisa, refletindo o desempenho de cada equipe ao longo das 33 rodadas já disputadas.
O Botafogo, líder da competição, mantém sua vantagem na ponta, com 68 pontos, seguido pelo Palmeiras, com 64, e o Fortaleza, que soma 63 pontos e aparece na terceira posição. O Flamengo, com 59 pontos, fecha o G-4, mas já está classificado para a Libertadores por ser sido, recentemente, o campeão da Copa do Brasil.
Na parte intermediária, o Cruzeiro e o Bahia ocupam a 7ª e 8ª posições, respectivamente, com boas chances de brigarem por uma vaga na Libertadores, enquanto o Corinthians, em 11º lugar, busca recuperação para se garantir na parte superior da tabela.
A luta contra o rebaixamento segue acirrada, com Juventude, Bragantino, Cuiabá e Atlético-GO ocupando as últimas posições. O Atlético-GO, com apenas 26 pontos, vê suas chances de permanência na Série A cada vez mais distantes.
A próxima rodada, a 34ª, começa no dia 20 de novembro, quarta-feira, e se estende até o dia 22.
Classificação atual do Brasileirão 2024
- Botafogo – 68 pontos
- Palmeiras – 64 pontos
- Fortaleza – 63 pontos
- Flamengo – 59 pontos
- Internacional – 59 pontos
- São Paulo – 57 pontos
- Cruzeiro – 47 pontos
- Bahia – 46 pontos
- Vasco – 43 pontos
- Atlético-MG – 42 pontos
- Corinthians – 41 pontos
- Grêmio – 39 pontos
- Vitória – 38 pontos
- Athletico-PR – 37 pontos
- Fluminense – 37 pontos
- Criciúma – 37 pontos
- Juventude – 37 pontos
- Bragantino – 36 pontos
- Cuiabá – 29 pontos
- Atlético-GO – 26 pontos