Leilão de 187 km de estradas vai criar contorno de 7,3 km em Cachoeira do Campo e duplicar 67 km de rodovias de municípios mineradores, principalmente Mariana e Ouro Preto

O “Caminhos pra Avançar”, maior programa de recuperação de rodovias das últimas décadas, segue em pleno andamento. Com mais de 5.500 quilômetros de vias beneficiadas, o projeto do Governo de Minas visa a transformação da infraestrutura rodoviária e o estímulo ao desenvolvimento regional. Combinando investimentos públicos e privados, o programa fortalece a infraestrutura estadual e cria novas oportunidades para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.

Leilão de 187 km de estradas vai criar contorno de 7,3 km em Cachoeira do Campo e duplicar 67 km de rodovias de municípios mineradores, principalmente Mariana e Ouro preto
Crédito: Divulgação/Governo de Minas

A recuperação da malha rodoviária, com mais de 28 mil quilômetros entre vias pavimentadas e não pavimentadas, envolve 143 empreendimentos em execução e representa um investimento de R$ 4,5 bilhões. Parte desses recursos advém do Termo de Reparação pelo rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, tragédia que ceifou a vida de 272 pessoas. Este esforço busca não só a melhoria das estradas, mas também atender às demandas de segurança e conectividade de regiões distantes.

Até o momento, 66 obras foram concluídas, com cerca de 2.000 km de vias revitalizadas, totalizando um investimento de R$ 1,5 bilhão. Em outros 43 trechos, com 1.540 km de obras em andamento, o governo direciona quase R$ 2 bilhões para melhorias. Adicionalmente, mais 34 obras, somando 762 km, estão planejadas para os próximos anos, com uma estimativa de R$ 1 bilhão em investimentos.

A recuperação funcional do pavimento na MGC-418, conhecida como Rodovia do Boi, é um exemplo significativo. Localizada no Vale do Mucuri, a via conecta Minas Gerais ao norte do Espírito Santo e ao sul da Bahia. Recentemente, o governo entregou 200 km de pista renovada, com pavimento reestruturado, nova sinalização e sistemas de drenagem aprimorados.

Outro destaque é a pavimentação da MG-402, que liga Brasília ao Norte de Minas. Este trecho, com mais de 70 km em obras, representa um investimento aproximado de R$ 130 milhões e impulsiona o transporte e a conectividade da região.

O governo mineiro já estrutura um novo ciclo de projetos rodoviários, com destaque para o trecho Ouro Preto-Mariana, que junto aos demais municípios da região mineradora, formam o trecho da concessão do Lote 7.

Em 2025, esse lote de rodovias mineiras será concedido por meio de parceria público-privada, em um leilão que prevê um investimento de 2,92 bilhões para um trecho de 187 km de extensão, abarcando 11 municípios, incluindo as cidades históricas. São previstas melhorias significativas na infraestrutura rodoviária, incluindo a duplicação de 67,4 km de rodovias e a adição de 39,7 km de faixas extras.

O projeto também contempla a construção de um contorno de 7,3 km em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, 12,7 km de travessias urbanas, e a modernização de 100 acessos. Serão instalados 71 novos pontos de ônibus e 11 passarelas, visando melhorar a segurança e a conveniência para motoristas e pedestres, promovendo o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Confira aqui mais detalhes sobre o Programa de Concessões e Parcerias de rodovias em Minas Gerais.

Esses novos projetos buscam ampliar a cobertura de vias pavimentadas, melhorar a acessibilidade e promover a interligação regional, consolidando Minas como um centro logístico de importância nacional. Outro objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, garantindo que as novas obras sigam critérios de preservação ambiental e integração com as comunidades locais.

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