A receita de bolo de jabuticaba vai te surpreender pela forma de preparo super prática e com ingredientes de fácil acesso. Essa frutinha brasileira, de época, que tanto encantam a primavera pode ser usada para fazer várias receitas, como geleia, licores, sorvete, e agora também está entrando para a confeitaria.
Você sabia que a jabuticaba é rica em vitamina C, ferro, ácido fólico entre outras vitaminas? A grande maioria de seus benefícios está em sua casca, por isso é indicado que coma a fruta inteira. Afinal, quem não ama sentar no pé de uma jabuticabeira e se deliciar com essa fruta de sabor único?
Receita de bolo de jabuticaba
Ingredientes:
2 xicaras de jabuticaba lavadas;
4 ovos inteiros;
1 xicara de óleo;
2 xicaras de açúcar;
2 xicaras de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó.
Modo de preparo:
Bata bem no liquidificador as jabuticabas, óleo, ovos (aproximadamente 2 minutos);
Depois coloque açúcar e bata bem;
Coloque a farinha de trigo (nessa parte utilize a ajuda de uma colher para ajudar a mexer);
Por último coloque o fermento em pó;
Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até estar durinho;
Retire do forno, espere esfriar e desenforme.
Pode ser servido com calda de jabuticaba, queijo minas e café.
O ano novo é uma época de celebrar, agradecer e renovar as esperanças para o futuro. Mas também é uma época de gastar muito dinheiro com presentes, viagens e festas. Se você quer economizar na ceia de réveillon, mas não quer abrir mão do sabor e da variedade, confira estas 20 receitas simples e baratas que vão deixar a sua mesa mais bonita e gostosa.
Entradas
As entradas são importantes para abrir o apetite e dar um toque de cor e frescor à ceia. Veja algumas opções de saladas, petiscos e canapés que são fáceis de fazer e não pesam no bolso.
1. Salada de grão-de-bico com atum
1. Salada de grão-de-bico com atum – Imagem ilustrativa
O grão-de-bico é um alimento rico em proteínas, fibras e minerais, que ajuda a dar saciedade e a regular o intestino. Além disso, é muito versátil e combina com vários ingredientes. Nesta salada, ele é misturado com atum, que é uma fonte de ômega-3, um ácido graxo essencial para a saúde do coração e do cérebro. Para dar mais sabor, acrescente cebola roxa, salsinha, azeite, vinagre, sal e pimenta-do-reino a gosto. Você pode servir esta salada fria ou em temperatura ambiente, em uma travessa ou em potinhos individuais.
2. Bruschetta de tomate e manjericão
Bruschetta de tomate e manjericão – Imagem ilustrativa
A bruschetta é um aperitivo típico da culinária italiana, que consiste em fatias de pão torrado cobertas com algum recheio. A versão mais clássica e simples é a de tomate e manjericão, que leva apenas esses dois ingredientes picados, alho, azeite, sal e pimenta-do-reino. Você pode usar o pão que preferir, mas o ideal é que seja um pão de casca grossa e miolo macio, como o pão italiano ou o pão francês. Para fazer as bruschettas, basta cortar o pão em fatias, esfregar um dente de alho em cada uma, regar com um fio de azeite e levar ao forno até dourar. Depois, é só cobrir com a mistura de tomate e manjericão e servir.
3. Cestinhas de massa de pastel com salpicão
As cestinhas de massa de pastel são uma forma criativa e divertida de servir o salpicão, uma salada que leva frango desfiado, maionese, cenoura, milho, ervilha, uva passa e outros ingredientes que você quiser. Para fazer as cestinhas, você vai precisar de forminhas de empada, massa de pastel pronta, manteiga e farinha de rosca. Primeiro, unte as forminhas com manteiga e polvilhe com farinha de rosca. Depois, corte a massa de pastel em círculos um pouco maiores do que as forminhas e forre cada uma com a massa, pressionando bem as bordas. Leve ao forno médio por cerca de 15 minutos, ou até que a massa fique crocante e dourada. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e desenforme. Recheie as cestinhas com o salpicão e decore com salsinha picada.
4. Canapés de queijo e presunto
Os canapés são pequenos sanduíches feitos com pão de forma e recheios variados, que podem ser servidos frios ou quentes. Uma opção simples e saborosa é o canapé de queijo e presunto, que leva apenas esses dois ingredientes, mais manteiga, mostarda e orégano. Para fazer os canapés, corte o pão de forma em quadradinhos e passe manteiga em um dos lados. Em uma assadeira, coloque os quadradinhos de pão com a manteiga para baixo e leve ao forno até dourar. Depois, vire os quadradinhos e coloque uma fatia de queijo e uma de presunto sobre cada um. Leve ao forno novamente até o queijo derreter. Retire do forno, transfira para uma travessa e finalize com um pouco de mostarda e orégano por cima.
Pratos principais
Os pratos principais são o destaque da ceia de réveillon, e devem ser escolhidos de acordo com o seu gosto e o dos seus convidados. Você pode optar por carnes, aves, peixes ou até mesmo pratos vegetarianos. O importante é que sejam bem temperados e suculentos, e que combinem com os acompanhamentos. Veja algumas sugestões de pratos principais que são fáceis de fazer e não custam muito.
5. Pernil assado com batatas
5. Pernil assado com batatas – Imagem ilustrativa
O pernil é uma carne suína que tem um sabor marcante e uma textura macia, que fica ainda melhor quando assada lentamente no forno. Para fazer um pernil assado com batatas, você vai precisar de um pernil de cerca de 2 kg, alho, sal, pimenta-do-reino, suco de limão, vinho branco, alecrim, tomilho, louro, cebola, batatas e azeite. Primeiro, faça alguns furos na carne com uma faca e tempere com alho amassado, sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Coloque o pernil em uma assadeira, regue com o vinho branco e espalhe as ervas por cima. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, virando a carne na metade do tempo. Depois, retire o papel-alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 3 horas, regando a carne com o caldo da assadeira de vez em quando. Enquanto isso, descasque e corte as batatas em pedaços médios e cozinhe em água fervente com sal até ficarem macias, mas firmes. Escorra e reserve. Quando o pernil estiver quase pronto, retire do forno, transfira para uma travessa e cubra com papel-alumínio para não ressecar. Na mesma assadeira, coloque as batatas, a cebola cortada em rodelas e um pouco de azeite. Misture bem e leve ao forno por mais 20 minutos, ou até que as batatas fiquem douradas. Sirva o pernil com as batatas e o molho da assadeira.
Antes de continuarmos, gostaria de apresentar aqui mantras para você recitar para ter um 2025 mais iluminado.
6. Frango recheado com farofa
Frango recheado com farofa – Imagem ilustrativa
O frango recheado com farofa é uma receita tradicional e deliciosa, que pode ser feita com antecedência e assada na hora de servir. Você vai precisar de um frango inteiro limpo, alho, sal, pimenta-do-reino, suco de limão, manteiga, cebola, cenoura, salsão, bacon, farinha de mandioca, ovos, salsinha, cebolinha e tomilho. Primeiro, tempere o frango por dentro e por fora com alho amassado, sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Deixe marinar por pelo menos 2 horas na geladeira. Depois, prepare a farofa: em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola, a cenoura, o salsão e o bacon picados. Junte a farinha de mandioca e mexa bem. Acrescente os ovos cozidos e picados, a salsinha, a cebolinha e o tomilho picados. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Recheie o frango com a farofa e feche a cavidade com palitos de dente ou barbante. Coloque o frango em uma assadeira untada com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 1 hora e meia, ou até que a pele fique dourada e crocante. Regue o frango com o caldo que se forma na assadeira de vez em quando. Sirva o frango recheado com farofa com a farofa restante e uma salada verde.
7. Lombo suíno com molho de laranja
Lombo suíno com molho de laranja – Imagem ilustrativa
O lombo suíno é uma carne macia e saborosa, que fica ainda melhor com um molho de laranja agridoce. Para fazer essa receita, você vai precisar de um lombo de cerca de 1,5 kg, alho, sal, pimenta-do-reino, suco de laranja, vinagre, açúcar, amido de milho e água. Primeiro, tempere o lombo com alho amassado, sal e pimenta-do-reino. Coloque em uma assadeira, regue com metade do suco de laranja e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 1 hora, ou até que a carne esteja cozida. Depois, retire o papel-alumínio e deixe dourar por mais 15 minutos. Enquanto isso, prepare o molho: em uma panela, misture o restante do suco de laranja, o vinagre, o açúcar, o amido de milho e a água. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Sirva o lombo fatiado com o molho de laranja por cima.
8. Bacalhau ao forno com batatas
O bacalhau é um peixe tradicional nas festas de fim de ano, mas também pode ser uma opção econômica se você souber escolher o corte e o modo de preparo. Nesta receita, você vai usar o bacalhau em lascas, que é mais barato e rende mais. Você vai precisar de bacalhau dessalgado, batatas, cebolas, alho, azeite, sal, pimenta-do-reino, azeitonas pretas, ovos cozidos e salsinha. Primeiro, cozinhe o bacalhau em água fervente por cerca de 10 minutos, ou até que ele se solte em lascas. Escorra e reserve. Depois, cozinhe as batatas em água com sal até ficarem macias, mas firmes. Escorra e corte em rodelas. Em uma frigideira, refogue as cebolas e o alho picados em azeite até dourarem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Em um refratário untado com azeite, faça camadas de batata, bacalhau e cebola refogada. Regue com mais azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até que as batatas fiquem douradas. Retire do forno, decore com azeitonas, ovos cozidos e salsinha picada. Sirva quente ou frio.
9. Arroz de forno com frango e queijo
O arroz de forno é uma receita prática e deliciosa, que aproveita as sobras de arroz e de frango cozido ou assado. Você vai precisar de arroz cozido, frango desfiado, creme de leite, requeijão, queijo mussarela ralado, queijo parmesão ralado, sal, pimenta-do-reino, noz-moscada e orégano. Primeiro, misture o arroz com o frango, o creme de leite, o requeijão, metade do queijo mussarela, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Coloque em um refratário untado com manteiga e espalhe o restante do queijo mussarela por cima. Polvilhe com o queijo parmesão e o orégano. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 15 minutos, ou até que o queijo derreta e fique gratinado. Sirva em seguida ou guarde na geladeira e reaqueça antes de servir.
10. Lasanha de berinjela com carne moída
Lasanha de berinjela com carne moída – Imagem: Canva
A lasanha de berinjela com carne moída é uma receita leve e saborosa, que substitui a massa tradicional por fatias de berinjela grelhadas. Você vai precisar de berinjelas, sal, azeite, carne moída, cebola, alho, molho de tomate, queijo mussarela fatiado, queijo parmesão ralado e manjericão. Primeiro, corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento e tempere com sal. Em uma frigideira, grelhe as fatias de berinjela dos dois lados com um pouco de azeite, até que fiquem macias e douradas. Reserve. Depois, em outra panela, refogue a carne moída com cebola e alho picados, até que a carne perca a cor rosada. Tempere com sal, pimenta-do-reino e molho de tomate. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até que o molho encorpe. Em um refratário untado com azeite, faça camadas de berinjela, carne moída e queijo mussarela, terminando com uma camada de berinjela. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 10 minutos, ou até que o queijo derreta. Retire do forno, decore com folhas de manjericão e sirva.
Acompanhamentos
Os acompanhamentos são essenciais para complementar os pratos principais e dar mais sabor e textura à ceia. Veja algumas opções de arroz, farofa, salada e purê que são simples e baratas de fazer.
11. Arroz com lentilha e cebola caramelizada
O arroz com lentilha e cebola caramelizada é um prato típico da culinária árabe, que também é muito consumido no Brasil na virada do ano, pois acredita-se que a lentilha traz sorte e prosperidade. Para fazer essa receita, você vai precisar de arroz, lentilha, cebola, alho, azeite, sal, pimenta-do-reino, açúcar e vinagre. Primeiro, cozinhe a lentilha em água fervente com sal até ficar macia, mas sem desmanchar. Escorra e reserve. Depois, cozinhe o arroz em outra panela com água, sal, alho e um fio de azeite, até que fique soltinho. Reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola cortada em rodelas finas, até que fique bem dourada. Junte o açúcar e o vinagre e deixe caramelizar, mexendo de vez em quando. Misture o arroz com a lentilha e transfira para uma travessa. Cubra com a cebola caramelizada e sirva.
12. Farofa de banana
Farofa de banana – Imagem ilustrativa
A farofa de banana é uma receita doce e salgada, que combina muito bem com carnes assadas ou peixes. Você vai precisar de manteiga, cebola, alho, banana, farinha de mandioca, sal, pimenta-do-reino e salsinha. Primeiro, derreta a manteiga em uma panela e refogue a cebola e o alho picados, até que fiquem macios. Depois, junte a banana cortada em rodelas e deixe cozinhar, mexendo delicadamente, até que a banana fique macia e levemente dourada. Junte a farinha de mandioca e tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa bem para incorporar todos os ingredientes. Por fim, salpique a salsinha picada e sirva.
13. Salada de macarrão com atum e maionese
A salada de macarrão com atum e maionese é uma receita prática e refrescante, que pode ser feita com antecedência e guardada na geladeira até a hora de servir. Você vai precisar de macarrão tipo parafuso, atum em lata, maionese, creme de leite, cenoura, milho, ervilha, azeitona, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde. Primeiro, cozinhe o macarrão em água fervente com sal até ficar al dente. Escorra e reserve. Depois, em uma tigela, misture o atum escorrido, a maionese, o creme de leite, a cenoura ralada, o milho, a ervilha, a azeitona picada, o sal, a pimenta-do-reino e o cheiro-verde picado. Junte o macarrão e misture bem. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
14. Purê de batata com queijo
Purê de batata com queijo – Imagem ilustrativa
O purê de batata com queijo é um acompanhamento cremoso e saboroso, que combina com qualquer tipo de carne. Você vai precisar de batatas, leite, manteiga, queijo mussarela ralado, queijo parmesão ralado, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Primeiro, descasque e corte as batatas em pedaços médios e cozinhe em água fervente com sal até ficarem macias. Escorra e amasse com um garfo ou um espremedor. Depois, em uma panela, aqueça o leite e a manteiga e junte as batatas amassadas. Mexa bem até obter uma consistência homogênea. Acrescente os queijos ralados e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Mexa até o queijo derreter e o purê ficar cremoso. Sirva quente ou mantenha aquecido em banho-maria.
15. Arroz com amêndoas e passas
O arroz com amêndoas e passas é uma receita sofisticada e deliciosa, que traz um toque de doce e crocante para a ceia de réveillon. Você vai precisar de arroz, água, caldo de legumes, manteiga, cebola, alho, amêndoas laminadas, uva passa, sal, pimenta-do-reino e salsinha. Primeiro, toste as amêndoas em uma frigideira seca, mexendo de vez em quando, até que fiquem douradas. Reserve. Depois, em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho picados, até que fiquem macios. Junte o arroz e mexa bem para envolver os grãos na manteiga. Adicione a água, o caldo de legumes, o sal e a pimenta-do-reino e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, até que o arroz fique macio e soltinho. Por fim, misture as amêndoas, as passas e a salsinha picada. Sirva em uma travessa ou em potinhos individuais.
16. Farofa de bacon e ovos
Farofa de bacon e ovos – imagem ilustrativa
A farofa de bacon e ovos é uma receita clássica e fácil de fazer, que não pode faltar na ceia de réveillon. Você vai precisar de bacon, manteiga, cebola, alho, ovos, farinha de mandioca, sal, pimenta-do-reino e cebolinha. Primeiro, corte o bacon em cubinhos e frite em uma panela até que fique crocante. Retire o bacon e reserve. Na mesma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho picados, até que fiquem dourados. Junte os ovos batidos e mexa bem, até que fiquem cozidos. Junte a farinha de mandioca e tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa bem para incorporar todos os ingredientes. Por fim, salpique a cebolinha picada e o bacon reservado. Sirva quente ou fria.
17. Salada de folhas verdes com frutas secas e queijo
A salada de folhas verdes com frutas secas e queijo é uma receita leve e refrescante, que traz um contraste de sabores e texturas para a ceia de réveillon. Você vai precisar de alface, rúcula, agrião, damasco seco, ameixa seca, queijo branco em cubos, azeite, vinagre balsâmico, mel, sal e pimenta-do-reino. Primeiro, lave e seque as folhas verdes e rasgue-as com as mãos. Coloque em uma saladeira ou em pratos individuais. Depois, corte as frutas secas em pedaços pequenos e espalhe sobre as folhas. Junte o queijo branco em cubos. Em uma tigela, misture o azeite, o vinagre balsâmico, o mel, o sal e a pimenta-do-reino e bata bem com um garfo ou um fouet. Regue a salada com o molho e sirva.
18. Salada de repolho com maçã e iogurte
A salada de repolho com maçã e iogurte é uma receita leve e refrescante, que traz um contraste de sabores e texturas para a ceia de réveillon. Você vai precisar de repolho, maçã, iogurte natural, maionese, mostarda, mel, sal, pimenta-do-reino e nozes. Primeiro, corte o repolho em tiras finas e lave bem. Depois, corte a maçã em cubinhos e regue com um pouco de suco de limão para não escurecer. Em uma tigela, misture o iogurte, a maionese, a mostarda, o mel, o sal e a pimenta-do-reino e bata bem com um garfo ou um fouet. Junte o repolho e a maçã e misture bem. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Na hora de servir, salpique as nozes picadas por cima.
19. Purê de abóbora com gengibre
O purê de abóbora com gengibre é um acompanhamento cremoso e saboroso, que combina com carnes assadas ou peixes. Você vai precisar de abóbora, leite, manteiga, gengibre, sal, pimenta-do-reino e cebolinha. Primeiro, descasque e corte a abóbora em pedaços médios e cozinhe em água fervente com sal até ficar macia. Escorra e amasse com um garfo ou um espremedor. Depois, em uma panela, aqueça o leite e a manteiga e junte a abóbora amassada. Mexa bem até obter uma consistência homogênea. Acrescente o gengibre ralado e tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa até o purê ficar cremoso. Sirva quente ou mantenha aquecido em banho-maria.
20. Arroz doce com leite condensado e canela
Arroz doce com leite condensado e canela – Imagem ilustrativa
O arroz doce com leite condensado e canela é uma sobremesa tradicional e deliciosa, que pode ser servida quente ou fria. Você vai precisar de arroz, água, leite, leite condensado, canela em pau, canela em pó e cravo. Primeiro, cozinhe o arroz em água com um pouco de sal até ficar macio e secar a água. Depois, junte o leite, o leite condensado, a canela em pau e o cravo e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar. Retire do fogo, descarte a canela em pau e o cravo e transfira para uma travessa ou para potinhos individuais. Polvilhe com canela em pó e sirva.
Dicas extras: drinks para o Réveillon
Pinã Colada – Imagem ilustrativa
Além das receitas de pratos para a ceia de réveillon, você também pode preparar alguns drinks para brindar e celebrar a virada do ano. Veja algumas sugestões que eu encontrei:
Forever Blue: um drink azul que simboliza tranquilidade e harmonia. Você vai precisar de vodka, curaçau, limão, açúcar e sprite. Misture a vodka, o curaçau, o limão e o açúcar em uma coqueteleira com gelo. Agite bem e coe para um copo. Complete com sprite e decore com uma rodela de limão.
Peace & Johnnie: um drink branco que representa a paz e a pureza. Você vai precisar de bacardi superior, suco de abacaxi, leite de coco e leite condensado. Bata tudo no liquidificador com gelo e sirva em taças. Decore com coco ralado ou cerejas.
Passione: um drink vermelho que simboliza a paixão e o amor. Você vai precisar de suco de laranja, suco de tangerina e espumante. Misture os sucos em uma jarra e leve à geladeira. Na hora de servir, coloque em taças e complete com espumante. Decore com fatias de laranja ou tangerina.
Piña colada de maracujá: um drink tropical e refrescante, que combina o sabor do abacaxi com o azedinho do maracujá. Você vai precisar de polpa de maracujá, leite de coco, rum e abacaxi. Bata tudo no liquidificador com gelo e sirva em copos. Decore com folhas de hortelã ou pedaços de abacaxi.
Caipiroska de pitaia: um drink colorido e saboroso, que usa a fruta exótica da pitaia. Você vai precisar de pitaia, açúcar, vodka, suco de limão e gelo. Amasse a pitaia com o açúcar em uma coqueteleira. Adicione a vodka, o suco de limão e o gelo. Agite bem e coe para um copo. Decore com uma fatia de limão ou uma flor comestível.
Batida de goiaba: um drink cremoso e doce, que leva goiaba, leite condensado, vodka e gelo. Bata tudo no liquidificador e sirva em taças. Decore com chantilly ou raspas de chocolate.
Caipirinha de acerola: um drink ácido e refrescante, que leva acerola, açúcar, cachaça e gelo. Amasse a acerola com o açúcar em um copo. Adicione a cachaça e o gelo. Mexa bem e decore com uma rodela de limão ou uma folha de hortelã.
A preparação de uma cachaça artesanal com cravo, gengibre e canela é uma tradição que combina sabores marcantes e uma experiência única para os apreciadores de bebidas especiais. Com um toque de especiarias e um equilíbrio natural de doçura, essa receita é ideal para um aperitivo ou para ser compartilhada em momentos especiais. Aqui, ensinamos como preparar a famosa Cachaça CGC (cravo, gengibre e canela), sempre com moderação.
Ingredientes
Para começar, você vai precisar de uma garrafa vazia e os seguintes ingredientes:
1 garrafa de cachaça de sua preferência (sugestão: uma cachaça envelhecida)
2 paus de canela
2 cravos-da-índia
2 pedaços pequenos de gengibre
2 colheres cheias de uvas-passas
As uvas-passas serão responsáveis por dar um toque adocicado natural à bebida, enquanto a canela, o cravo e o gengibre trazem complexidade e um aroma especial.
Preparo
Comece enchendo a garrafa com a cachaça, deixando um espaço para os ingredientes. Utilize uma cachaça que se adeque ao seu gosto pessoal: cachaças envelhecidas proporcionam um sabor mais refinado, mas cachaças mais jovens também funcionam bem, dependendo de sua preferência.
Adicione à garrafa os paus de canela, os cravos e os pedaços de gengibre. Em seguida, coloque as uvas-passas. Depois de todos os ingredientes dentro da garrafa, lacre-a bem para evitar qualquer entrada de ar. Não é necessário refrigerar a mistura: guarde-a em um armário ou local onde possa permanecer em repouso sem ser movimentada.
Tempo de descanso e o resultado final
Durante o período de infusão, os ingredientes irão transformar a cachaça, alterando tanto o sabor quanto a cor. Inicialmente, a bebida começará a adquirir um tom dourado, que se intensifica com o tempo, chegando a uma coloração caramelo. O tempo ideal para curtir a bebida varia, mas recomenda-se aguardar pelo menos alguns dias para uma infusão básica, ou semanas para um sabor mais intenso e equilibrado.
Após o período de descanso, a Cachaça CGC estará pronta para ser degustada. Sirva-a em pequenas doses e aprecie os sabores ricos e aromáticos que a combinação de especiarias proporciona.
O umbu, também conhecido como embu ou ambu, é uma fruta nativa do semiárido nordestino brasileiro, onde seu cultivo prospera em regiões de clima seco e solos áridos. Esta fruta tropical, com sabor levemente ácido e doce, tem conquistado a atenção não só pelo paladar, mas também pelos seus inúmeros benefícios à saúde. Além disso, o umbuzeiro, árvore que dá origem ao umbu, é um símbolo de resistência, crescendo em ambientes desafiadores, o que reforça seu valor cultural e nutritivo.
Benefícios do Umbu para a saúde
Uma das principais vantagens do consumo de umbu está no fortalecimento do sistema imunológico. Rico em vitamina C, esse fruto auxilia na defesa natural do corpo contra infecções. Segundo especialistas, “a vitamina C encontrada no umbu é fundamental para manter o bom funcionamento das células de defesa”. Dessa forma, o umbu não só reforça a imunidade, como também ajuda a prevenir resfriados e gripes, sendo um excelente aliado durante os meses de maior incidência de doenças respiratórias.
Os antioxidantes presentes no umbu, como ácidos fenólicos e flavonoides, fazem dele uma poderosa ferramenta no combate ao envelhecimento precoce. A vitamina C, novamente, desempenha um papel crucial, auxiliando na saúde da pele ao neutralizar os radicais livres que causam danos celulares. O consumo regular dessa fruta pode contribuir para uma pele mais saudável e radiante.
Combate à desidratação e regulação intestinal
Outro aspecto importante é o alto teor de água presente tanto no umbu quanto em suas raízes. No semiárido brasileiro, onde o clima é extremamente seco, a fruta é usada tradicionalmente para aliviar a sede e manter o organismo hidratado. Em uma porção de 100 gramas, o umbu oferece aproximadamente 151 mg de potássio, nutriente essencial para o equilíbrio hídrico e a saúde muscular.
Além de suas propriedades hidratantes, o umbu é rico em fibras, auxiliando na regulação do trânsito intestinal e ajudando a prevenir constipação. Na medicina popular, a fruta e suas raízes também são utilizadas para complementar o tratamento de diarreias, devido aos compostos antimicrobianos presentes, como os flavonoides.
Nutrição em cada mordida
O umbu é uma fruta de baixo valor calórico – apenas 37 calorias por 100 gramas – e, apesar de leve, é uma boa fonte de minerais como cálcio, fósforo e ferro, que são essenciais para diversas funções do corpo, incluindo o fortalecimento dos ossos e a prevenção da anemia. Ao inserir o umbu na dieta, é possível aproveitar esses benefícios nutricionais de forma prática e saborosa.
Receita de suco de umbu
Nada melhor do que desfrutar dos benefícios do umbu com uma receita refrescante e simples. Abaixo, veja como preparar um delicioso suco de umbu, ideal para qualquer momento do dia.
Ingredientes:
1 kg de umbu (não muito maduro)
500 ml de leite bem gelado
Açúcar a gosto
Modo de preparo:
Coloque o umbu em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo até ferver.
Deixe cozinhar por cerca de 4 minutos e, em seguida, escorra a água e deixe a fruta esfriar.
Retire os caroços e leve a polpa ao congelador por um dia.
No dia seguinte, bata a polpa congelada com o leite gelado e adoce a gosto.
Sirva imediatamente e desfrute de um suco cremoso e refrescante!
Essa receita é ideal para quem busca algo diferente e saboroso, sendo uma excelente opção para dias quentes ou simplesmente para incluir uma bebida rica em nutrientes na rotina. Além disso, o suco pode ser acompanhado por sobremesas como sorvetes caseiros, fazendo do umbu um ingrediente versátil e prático.
A receita de Quiche de frango com Requeijão é uma ótima opção para lanches saudades e nutritivos, rica em proteína e super fácil de preparar. Embora muita gente pense que surgiu na França, a história da Quiche tem início na Alemanha, no reino medieval de Lothringen, depois chamado de Lorraine. Seu nome, quiche, é originário da palavra “kunchen” “kuchen,”, que em alemão quer dizer torta.
A palavra “quiche” vem do dialeto da região da Lorraine, que significa torta. Originalmente a quiche era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos acrescida de bacon defumado. Somente depois foi acrescentado o queijo e hoje em dia pode ser acrescida de todo o gênero de ingredientes. A quiche é um prato da culinária francesa.
Ingredientes da quiche de frango com requeijão:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
5 colheres (sopa) de manteiga gelada sem sal em cubos
5 colheres (sopa) de banha em pedaços
4 colheres (sopa) de água gelada
Recheio
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola em cubos
1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado
1 lata de milho escorrido
1/3 de xícara (chá) de azeitona verde sem caroço picada
1 xícara (chá) de requeijão cremoso
3 ovos
1 lata de creme de leite (300g)
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
Modo de preparo
Em uma vasilha, misture a farinha e o sal. Adicione a manteiga, a banha e trabalhe com a ponta dos dedos até obter textura de farofa. Despeje a água, aos poucos, sovando somente até pegar liga. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa com a ajuda de um rolo sobre uma superfície lisa entre duas folhas plásticas até obter um círculo com aproximadamente 0,4mm de espessura. Forre o fundo e a lateral de uma fôrma de fundo removível de 24cm de diâmetro, ajeitando com os dedos. Com uma faca, corte o excesso de massa das laterais e fure o fundo com um garfo. Leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos e deixe esfriar.
Para festejar o São João, nada melhor do que uma festa junina com comidas típicas, danças, brincadeiras e tudo que essa época do ano nos traz de bom. Uma iguaria deliciosa, que muitas pessoas estão deixando de fazer porque dá muito trabalho, é o milho assado na brasa. Pensando nisso, preparamos uma receita que pode ser feita no forno, na comodidade da sua casa. Basta ter um forno.
Receita de Milho Assado no Forno
Ingredientes:
2 espigas de milho grandes
200 gramas de manteiga
1 pitada de sal e pimenta-do-reino
2 dentes de alho
Modo de fazer:
A primeira coisa que você deve fazer é reunir os ingredientes para preparar esta receita de milho para as festas juninas.
Corte as espigas ao meio e cozinhe em água por 30 minutos.
Numa tigela à parte, prepare o tempero: misture os dentes de alho macerados com sal e pimenta.
Em seguida, acrescente a manteiga e leve a derreter no micro-ondas. Misture bem.
Quando o milho estiver cozido, coloque-o em uma assadeira e regue com a mistura anterior. Leve a assar no forno a 180ºC por 30 minutos, virando de vez em quando.
Ao final, as espigas de milho assadas deverão estar bem douradas e crocantes. Sirva e desfrute polvilhadas com sal e, se quiser, com um pouco mais de manteiga. Bom apetite!
Características nutricionais do milho
O milho é um alimento altamente nutritivo, rico em carboidratos, que fornecem energia, e fibras, que auxiliam na digestão. Ele também é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, que são essenciais para a saúde do sistema nervoso, e antioxidantes como a vitamina A, que contribuem para a saúde dos olhos. Além disso, o milho contém minerais importantes, como magnésio e potássio, que ajudam na regulação da pressão arterial e no funcionamento dos músculos e nervos.
A receita de pudim de pão é muito simples de fazer. Ela não precisa de aparelhos domésticos como batedeira ou liquidificador e fica uma delicia com ingredientes fáceis, que geralmente temos em casa. E o melhor dessa receita é poder utilizar pães velhos.
A receita demora cerca de 50 minutos para ficar pronta de tão fácil que é, sendo uma boa opção para lanche da tarde.
Para as pessoas que tem intolerância a lactose, o leite e o leite condensado podem ser substituídos pelos sem lactose. Não faz nenhuma diferença. Quem costuma amar essa receita são as crianças.
Receita de Pudim de Pão:
Ingredientes:
8 pães dormidos;
2 copos de leite;
1/2 lata de leite condensado;
1 copo de açúcar;
4 ovos inteiros;
1 colher de essência de baunilha;
farinha de trigo e margarina para untar a forma;
1 pacote de coco ralado.
Modo de preparo:
Pique os pães em pedaços pequenos;
Coloque de molho na água;
Esprema o pão e coloque em um recipiente, vai ficar igual um mingau;
Misture todos o ingredientes e mecha bem;
Unte a forma com a margarina e a farinha de trigo;
Despeje na forma ;
Coloque o coco ralado por cima;
Leve ao forno por cerca de 30 min ou até dourar;
Espere esfriar e sirva.
Valores Nutricionais
O pudim de pão é uma sobremesa que combina diversos ingredientes que contribuem para um perfil nutricional equilibrado. Os pães, ao serem reutilizados, fornecem carboidratos essenciais para a energia. O leite e o leite condensado, que podem ser substituídos por versões sem lactose, oferecem cálcio e proteínas importantes para a saúde óssea e muscular. Os ovos inteiros adicionam proteínas e vitaminas, como a B12, crucial para a formação de células sanguíneas. O coco ralado, além de dar um toque especial ao pudim, é rico em fibras que auxiliam na digestão. Apesar de ser uma sobremesa, a presença de ingredientes naturais e a possibilidade de adaptações fazem deste pudim uma opção interessante e nutritiva para variadas dietas.
Você já pensou em cozinhar umbigo de banana? A enorme flor roxa, que também é conhecida como coração de banana, é deliciosamente comestível em saladas, sopas e ensopados.
Em muitos países produtores de banana, o umbigo de banana é utilizado em muitas receitas. Caso você nunca tenha visto, o vegetal se parece com uma enorme alcachofra, e pode ser cozido da mesma forma que um vegetal. O umbigo de bananeira é muito utilizado na culinária indiana e do sudeste asiático, e sua textura é frequentemente comparada à da carne de peixe.
O umbigo se parece com uma espiga de milho não descascada com cascas roxas em vez de verdes. Também conhecido como “coração de banana”, a inflorescência produzida por esta planta tropical se desenvolverá, se for fêmea, em um cacho de bananas.
Receita de refogado de umbigo de bananeira
Parte interior do umbigo de banana
Ingredientes
1 umbigo de bananeira médio
1 dente de alho
1 xícara (chá) de cebola picada
5 colheres de óleo
1 xícara (chá) de azeitona picada
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo
Pegue o umbigo e tire as e primeiras folhas, jogue fora pois são duras.
Corte o umbigo em rodelas bem finas.
Coloque tudo que cortou em uma panela com água e coloque no fogo para ferver.
Repita o procedimento anterior 1 vez, trocando a água para tirar o amargo, depois coloque para escorrer.
Em seguida em uma panela coloque o óleo, o alho amassado e quando fritar coloque o umbigo escorrido, mexa e coloque o sal.
Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 20 minutos.
Acrescente a cebola, a azeitona e a pimenta-do-reino.
Veja se está bom de sal e o umbigo esta molinho.
Desligue o fogo e esta prontinho para servir com arroz branco.
Carne moída com umbigo ou coração de banana
Ingredientes
2 umbigos de banana
300 gramas de carne moída de primeira
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 limões
2 colheres de bicarbonato de sódio
Modo de preparo
Descasque o umbigo da banana até chegar ao miolo de cor branca
Corte o miolo em fatias bem finas e coloque em uma travessa com água, dois limões espremidos e uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio para não deixar as fatias ficarem pretas
Deixe-as nessa mistura até as fatias clarearem, o que acontece geralmente entre 15 a 30 minutos
Assim que as fatias estiverem clarinhas, jogue-as em uma panela com água quente e deixe até levantar fervura.
Fervidas, retire as fatias e escorra em um escorredor
Em seguida, ferva novamente as fatias por mais duas vezes, agora sem adicionar a colher de bicarbonato de sódio
Depois de fervido, deixe o umbigo de banana descansar, enquanto você prepara a carne moída. Para isso, refogue a cebola e o alho em uma colher de banha de porco (pode ser com azeite também) e em seguida refogue a carne
Quando a carne estiver quase fritando, coloque as fatias do umbigo de banana, a colher de bicarbonato de sódio e misture bem
Receber visitas em casa é sempre bom, mas receber as visitas de surpresa e não ter aquele lanchinho pode nos deixa em uma situação um pouco desconfortável, não é verdade? Por isso, alguns tira gostos que parecem ser caros, podem cair muito bem em uma mesa para os visitantes. A maioria das pessoas estão acostumadas a oferecer uma cervejinha com batata frita e um petisco de tira gosto, o que não é ruim, mas existem opções que vão além disso e podem transformar a sua noite em uma explosão de sabores. Por isso, separamos algumas entradas para que você possa se distrair com os amigos e a família, confira na matéria abaixo:
Queijos acompanhados de agridoce
Alguns queijos são bem caros mesmo, mas também existem aqueles que cabem nos bolso e oferecem uma excelente qualidade, principalmente se tratando de queijo aqui em Minas Gerais. Se você é um mineiro de verdade, já está acostumado com um padrão alto de tal culinária. No entanto, fazer combinações que vão além do famoso romeu e julieta são excelentes opções de tira gostos. Um exemplo disso é utilizar o queijo gorgonzola, aquele queijo feio e mofado, mas que é uma delícia, com uma geleia de jabuticaba ou de amora. Tal experimento aguça o paladar de quem está comendo, além de poder acompanhar excelentes vinhos e, é claro, uma cervejinha bem gelada. Outra combinação boa para se fazer está no que diz respeito ao queijo minas e ao parmesão, que acompanhados por um molho de mostarda e mel, transformam os sabores. Para fazer o molho de mostarda e mel basta misturar um pouco de mel, azeite, mostarda amarela, sal e pimenta do reino, todos ao gosto. Vale a pena experimentar essas belezuras!
Caponata de berinjela ou antepasto de berinjela
Aqui vem um clássico que é amado por muitos e odiado por outros. A caponata de berinjela é um excelente tira gosto, que acompanhado de uma torrada bem crocante traz sensações extraordinárias de sabores. Muitas pessoas não gostam por alegrarem ser uma mistura muito grande de elementos, porém, é isso que a torna uma delícia. A caponata é um prato típico da cultura da Sicília, que se compõem em berinjela salteada num refogado de tomate e cebola em azeite, temperado com alcaparras, vinagre e açúcar. Vale salientar que é possível a adição de outras comidas, como por exemplo, às nozes. Sendo assim, não é difícil de se fazer e também não é caro, o que a deixa melhor ainda. Se você quer surpreender seus amigos e a família com algo bom de se comer, essa é uma excelente opção. O prato pode acompanhar também vários drinks e cervejas para aquela reunião familiar de dar boas risadas e lembranças de bons momentos.
Torresmo com molho de mostarda de maracujá
Para aqueles que gostam de um boa carne, o torresmo frito na airfrayer pode oferecer uma boa escolha também, pois pode acompanhar diversos tipos de temperos e molhos. No entanto, um molho especial é o de mostarda e maracujá, o qual se mistura mostarda amarela, maracujá, azeite e mel. Uma dica importante para fazer com que o torresmo fique com aquela pururuca é colocar um pouco de óleo na pele, para que, assim, cause o efeito rebote do óleo na pele. Antes disso, tempere com sal e pimenta do reino, também é uma excelente dica. Alguns gostam da carne um pouco mais macia, assim, uma sugestão é não deixar por muito tempo na panela elétrica, se não, poderá ficar ressecada. Além disso, é sempre bom escolher o torresmo que contém um pouco mais de gordura entremeada para garantir a suculência. Não sabe o que fazer para as suas visitas, essa é uma excelente opção de tira gosto.
O frio do inverno pode ser bastante rigoroso, mas existe um jeito delicioso de enfrentá-lo: degustando caldos quentes e reconfortantes. A gastronomia, com sua imensa diversidade, oferece várias opções de caldos para todos os paladares. Eles podem ser simples ou sofisticados, mas sempre entregam sabores incríveis e aquecem o corpo e a alma.
O segredo de um bom caldo está na combinação equilibrada dos ingredientes e no tempo de cozimento adequado para extrair ao máximo o sabor de cada um deles. Mas, além de deliciosos, os caldos são práticos, podem ser preparados antecipadamente e aquecidos na hora de servir.
A seguir, apresento cinco receitas especiais de caldos para aquecer seus dias e noites de inverno: Caldo Verde, Caldo de Feijão, Caldo de Abóbora com Carne Seca, Caldo de Mandioca com Frango e Caldo de Milho Verde. Cada uma delas tem suas peculiaridades, mas todas têm uma coisa em comum: são reconfortantes, deliciosas e perfeitas para os dias frios.
Venha descobrir como preparar esses caldos incríveis e surpreenda a todos com suas habilidades na cozinha neste inverno. Vamos às receitas!
Caldo Verde
Caldo Verde
Ingredientes:
4 batatas grandes
2 litros de água
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 linguiça calabresa fatiada
1 maço de couve manteiga fatiada
Sal e pimenta a gosto
Preparação:
Cozinhe as batatas na água até ficarem macias.
Enquanto as batatas cozinham, em outra panela, aqueça o óleo e refogue a cebola, o alho e a calabresa.
Quando as batatas estiverem cozidas, amasse-as na própria água do cozimento.
Adicione a mistura de calabresa à panela das batatas e mexa bem.
Adicione a couve fatiada, ajuste o sal e a pimenta e deixe ferver por mais 5 minutos.
Sirva quente.
Caldo de Feijão
Caldo de Feijão vai muito bem com torresmo
Ingredientes:
2 xícaras de feijão preto
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 litros de água
200g de bacon picado
Sal e pimenta a gosto
Cheiro-verde a gosto
Preparação:
Deixe o feijão de molho na água por cerca de 8 horas.
Cozinhe o feijão na panela de pressão por cerca de 30 minutos.
Enquanto isso, em uma frigideira, frite o bacon até que fique crocante. Reserve.
Na mesma frigideira, refogue a cebola e o alho.
Adicione o feijão cozido e a água do cozimento à frigideira, tempere com sal e pimenta e deixe ferver.
Bata a mistura no liquidificador até obter uma consistência homogênea.
Sirva quente, decorado com o bacon frito e cheiro-verde.
Caldo de Abóbora com Carne Seca
Caldo de abóbora
Ingredientes:
500g de abóbora
200g de carne seca dessalgada e desfiada
2 dentes de alho
1 cebola
1 litro de água
Sal e pimenta a gosto
Preparação:
Em uma panela, refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados.
Adicione a abóbora e a água e deixe cozinhar até que a abóbora esteja macia.
Enquanto a abóbora cozinha, em outra panela, refogue a carne seca até que fique dourada.
Quando a abóbora estiver cozida, amasse-a na própria água do cozimento até formar um purê.
Adicione a carne seca à panela da abóbora, tempere com sal e pimenta e deixe ferver por mais 5 minutos.
Sirva quente.
Caldo de Mandioca com Frango
Caldo de Mandioca
Ingredientes:
500g de mandioca
300g de peito de frango
1 cebola
2 dentes de alho
2 litros de água
Sal, pimenta e cheiro-verde a gosto
Preparação:
Cozinhe a mandioca na água até ficar macia.
Enquanto a mandioca cozinha, cozinhe o peito de frango e depois desfie.
Em uma panela, refogue a cebola e o alho.
Adicione a mandioca cozida, a água do cozimento e o frango desfiado à panela e mexa bem.
Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde e deixe ferver por mais 5 minutos.
Sirva quente.
Caldo de Milho Verde
Ingredientes:
4 espigas de milho
2 litros de água
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
200g de bacon picado
Sal e pimenta a gosto
Preparação:
Rale as espigas de milho e reserve.
Em uma panela, frite o bacon até que fique crocante. Reserve.
Na mesma panela, refogue a cebola e o alho.
Adicione o milho ralado à panela e cubra com a água.
Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando.
Tempere com sal e pimenta e sirva quente, decorado com o bacon frito.
Espero que você aproveite essas receitas e fique bem aquecido neste inverno!