Você é o que Você Come: As Dietas dos Gêmeos

Você é o que Você Come: As Dietas dos Gêmeos

No início do ano de 2024 estreou, na plataforma de streaming Netflix, a série documental: “Você é o Que Você Come: As Dietas dos Gêmeos”, a qual retrata um estudo que teve como objetivo observar como a mudança na alimentação pode influenciar em diferentes aspectos da saúde.

Para entender como diferentes tipos de dieta podem afetar o funcionamento do organismo, um grupo formado por duplas de gêmeos idênticos foi acompanhado, sendo que um dos irmãos foi orientado a seguir uma dieta estritamente vegana, enquanto o outro seguia uma dieta onívora. 

Um grupo de especialistas desenvolveu uma dieta balanceada estruturada de acordo com o biotipo de cada indivíduo da dupla, a qual deveria ser seguida por 4 semanas, sendo que os participantes recebiam todas as refeições já preparadas. O experimento perdurou por mais 4 semanas de alimentação livre, seguindo a dieta proposta e uma rotina de exercícios. Com a diferença de que nesta etapa os voluntários que preparavam a sua própria comida.

Leia também: O Poço: um retrato da insegurança alimentar

Antes do início da pesquisa todos os gêmeos passaram por uma bateria de exames, que foram repetidos no final do experimento para comparar os resultados. No fim das 8 semanas do estudo, os participantes que seguiram a dieta vegana tiveram excelentes resultados nas análises dos indicadores metabólicos associados à saúde do coração. Os resultados dos gêmeos da dieta onívora também foram bons, especialmente, porque começaram a fazer exercícios físicos e praticaram uma alimentação mais equilibrada.

Analisando os resultados de exames de sangue de antes e depois do estudo, é possível perceber o quanto pode ser benéfico adotar uma dieta rica em vegetais, aliada a prática regular de exercícios físicos, podendo ser observados resultados consideráveis em apenas dois meses. Provando que um tipo de dieta não é superior a outro, desde que ambas sejam nutricionalmente saudáveis, como foram as dos gêmeos.

Veja também: