O Memorial Minas Gerais Vale anunciou a prorrogação do prazo para inscrições no Edital Apoia, que premia artistas e grupos da cultura popular mineira. Os interessados podem se inscrever até 20 de outubro de 2024, no site oficial do Memorial (memorialvale.com.br). Ao todo, serão destinados R$ 400 mil a 40 projetos, com premiação de R$ 10 mil para cada um.
O edital é voltado para diversas linguagens artísticas, como música, dança, artes visuais, festejos e celebrações, e busca fortalecer as tradições e saberes culturais da região. Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, ressalta a importância de apoiar a pluralidade cultural do Brasil: “Reconhecer a pluralidade artística popular existente no Brasil é um dos objetivos que norteiam nosso trabalho. É um apoio à valiosa contribuição de produtores e fazedores de cultura, que mantêm tradições e saberes nos estados onde atuamos.”
Ampla abrangência e impacto cultural
O Edital Apoia, em suas edições anteriores, já contemplou projetos em mais de 50 municípios de Minas Gerais, reafirmando o compromisso da Vale com a valorização da cultura local. Wagner Tameirão, responsável pelo Memorial Minas Gerais Vale, destacou: “O Edital Apoia amplia as fronteiras do museu para o vasto estado de Minas Gerais, reconhecendo e premiando artistas e valorizando a cultura popular.”
O Apoia conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e é coordenado pelo Instituto Cultural Vale, que busca promover uma cultura acessível e diversa. A seleção dos projetos será feita por um comitê técnico composto por especialistas em cultura popular.
Memorial itinerante e novidades
Com o edifício-sede do Memorial Minas Gerais Vale temporariamente fechado para reformas, o museu está promovendo uma programação itinerante. A primeira ação ocorre no Espaço 356, em Belo Horizonte, com a exposição imersiva “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”, aberta ao público até 8 de dezembro.
Após as reformas, o Memorial, localizado na Praça da Liberdade, será reaberto com uma nova proposta museográfica, trazendo uma curadoria inédita assinada por Isa Ferraz e Marcelo Macca, que mistura arte, história e tecnologia para oferecer uma experiência interativa ao público.