O Festival de Popularização de Teatro de Congonhas, que ocorreu entre os dias 17 e 19 de julho, encerrou sua edição com um saldo extremamente positivo, conforme informações do site da Prefeitura de Congonhas. O Teatro Municipal Dom Silvério Gomes Pimenta, o mais novo do Brasil, teve suas sessões completamente lotadas e ingressos esgotados em questão de segundos. Estima-se que aproximadamente 1200 pessoas prestigiaram o evento. O acesso foi totalmente gratuito, incluindo intérprete de libras e apostila em braile.
A programação variada do festival, destinada a todas as idades, contribuiu significativamente para o fomento da economia local, beneficiando diretamente cerca de 100 trabalhadores da cultura. A abertura do evento ficou a cargo da atriz mineira Gorete Milagres, que conquistou o público com seu famoso bordão “Ô, coitado!”. Conhecida por seu papel como a empregada doméstica caipira que sai do interior de Minas para tentar a vida na cidade grande, Gorete enfatizou a importância da popularização do teatro: “Popularizar o teatro devia ser uma palavra de ordem. Não é só shows e músicas que são cultura, o teatro pode até transformar vidas”.
Espetáculo infantil e homenagens
O público infantil lotou o teatro para assistir ao espetáculo “O Mágico de Oz”, da Divertidamente Produções. Ludmilla Rodrigues, atriz que interpreta Dorothy, destacou a importância desses eventos: “Hoje, muitas das crianças estão presenciando o teatro pela primeira vez. É fundamental ter festivais que levam o teatro para além dos polos tradicionais de arte, proporcionando essa experiência incrível às crianças”.
O festival também homenageou os 40 anos de carreira do ator e comediante Pedro Bismarck, conhecido pelo personagem Nerso da Capitinga. Ele encerrou as apresentações com o espetáculo “Rindo à Toa”, encantando o público com suas histórias e piadas clássicas. “Essa iniciativa da popularização do teatro é bastante louvável, porque estão formando público para nós mesmos, olha que maravilha!”, afirmou Bismarck.
Fortalecimento da cultura teatral
Leandro Borba, coordenador do evento, ressaltou a importância do festival para a comunidade de Congonhas e visitantes da cidade histórica. “O Festival usa a linguagem cênica, em suas muitas formas, para criar uma experiência de apoio a novos artistas e de redescoberta do teatro para adultos e crianças. Nosso objetivo é estimular o público a consumir bens culturais e a frequentar outros eventos realizados no Teatro”, explicou.
Gilson Antunes, da Holofote, destacou a honra de produzir o festival no teatro mais novo do Brasil, após ter produzido na Casa da Ópera, o teatro mais antigo em funcionamento das Américas. “É importantíssimo esse tipo de evento para a formação de público para o teatro. São espetáculos que o público via na TV e que vem pela primeira vez ao teatro pelos atores. Vimos idosas felizes em assistir pessoalmente e nos relataram que nunca tinham entrado em um teatro”, disse Antunes.
Projeto e apoios
Idealizado e realizado pela Enquanto Isso em Ouro Preto, com patrocínio master da J. Mendes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o Festival de Popularização do Teatro de Congonhas contou com o apoio da Prefeitura de Congonhas e a produção e comunicação da Holofote Cultural. O evento integrou a programação do 29º Festival de Inverno de Congonhas, que homenageia o multiartista Luciomar de Jesus, e faz parte da campanha Inverno em Minas do Governo Estadual, posicionando Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país na estação mais fria do ano.