Teatro lotado: Festival de Popularização em Congonhas é sucesso

Festival de Popularização de Teatro em Congonhas encerra edição com teatro lotado e ingressos esgotados em segundos. Evento gratuito atraiu 1200 pessoas e movimentou a economia local.

por Rodolpho Bohrer

O Festival de Popularização de Teatro de Congonhas, que ocorreu entre os dias 17 e 19 de julho, encerrou sua edição com um saldo extremamente positivo, conforme informações do site da Prefeitura de Congonhas. O Teatro Municipal Dom Silvério Gomes Pimenta, o mais novo do Brasil, teve suas sessões completamente lotadas e ingressos esgotados em questão de segundos. Estima-se que aproximadamente 1200 pessoas prestigiaram o evento. O acesso foi totalmente gratuito, incluindo intérprete de libras e apostila em braile.

Teatro lotado Festival de Popularização em Congonhas é sucesso
Gorete Milagres enche teatro em Congonhas - Crédito: Ane Souz

A programação variada do festival, destinada a todas as idades, contribuiu significativamente para o fomento da economia local, beneficiando diretamente cerca de 100 trabalhadores da cultura. A abertura do evento ficou a cargo da atriz mineira Gorete Milagres, que conquistou o público com seu famoso bordão “Ô, coitado!”. Conhecida por seu papel como a empregada doméstica caipira que sai do interior de Minas para tentar a vida na cidade grande, Gorete enfatizou a importância da popularização do teatro: “Popularizar o teatro devia ser uma palavra de ordem. Não é só shows e músicas que são cultura, o teatro pode até transformar vidas”.

Espetáculo infantil e homenagens

Fila para a peça O Mágico de OZ Crédito Ane Souz
Fila para a peça O Mágico de OZ Crédito Ane Souz

O público infantil lotou o teatro para assistir ao espetáculo “O Mágico de Oz”, da Divertidamente Produções. Ludmilla Rodrigues, atriz que interpreta Dorothy, destacou a importância desses eventos: “Hoje, muitas das crianças estão presenciando o teatro pela primeira vez. É fundamental ter festivais que levam o teatro para além dos polos tradicionais de arte, proporcionando essa experiência incrível às crianças”.

O festival também homenageou os 40 anos de carreira do ator e comediante Pedro Bismarck, conhecido pelo personagem Nerso da Capitinga. Ele encerrou as apresentações com o espetáculo “Rindo à Toa”, encantando o público com suas histórias e piadas clássicas. “Essa iniciativa da popularização do teatro é bastante louvável, porque estão formando público para nós mesmos, olha que maravilha!”, afirmou Bismarck.

Pedro Bismarck como Nerso da Capitinga no encerramento do festival Crédito Ane Souz

Fortalecimento da cultura teatral

Leandro Borba, coordenador do evento, ressaltou a importância do festival para a comunidade de Congonhas e visitantes da cidade histórica. “O Festival usa a linguagem cênica, em suas muitas formas, para criar uma experiência de apoio a novos artistas e de redescoberta do teatro para adultos e crianças. Nosso objetivo é estimular o público a consumir bens culturais e a frequentar outros eventos realizados no Teatro”, explicou.

Gilson Antunes, da Holofote, destacou a honra de produzir o festival no teatro mais novo do Brasil, após ter produzido na Casa da Ópera, o teatro mais antigo em funcionamento das Américas. “É importantíssimo esse tipo de evento para a formação de público para o teatro. São espetáculos que o público via na TV e que vem pela primeira vez ao teatro pelos atores. Vimos idosas felizes em assistir pessoalmente e nos relataram que nunca tinham entrado em um teatro”, disse Antunes.

Projeto e apoios

Idealizado e realizado pela Enquanto Isso em Ouro Preto, com patrocínio master da J. Mendes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o Festival de Popularização do Teatro de Congonhas contou com o apoio da Prefeitura de Congonhas e a produção e comunicação da Holofote Cultural. O evento integrou a programação do 29º Festival de Inverno de Congonhas, que homenageia o multiartista Luciomar de Jesus, e faz parte da campanha Inverno em Minas do Governo Estadual, posicionando Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país na estação mais fria do ano.

author avatar
Rodolpho Bohrer
Sócio proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e redator do portal O Noroeste.
PUBLICIDADE Imagem clicável